terça-feira, 27 de abril de 2010

Workshop Cinema de Animação - Dia 4

Este post vem atrasado, porque com tanta correria me esqueci de o escrever. Mas, mais vale tarde que nunca, certo?
Então no passado sábado (24 de Março) foi a quarta e última sessão do Workshop de Cinema de Animação.
Passei o dia a adiantar as imagens que vou usar na minha curta stop-motion e a tentar perceber como funcionar com os programas, mas nenhum me satisfaz porque quer ter controlo total sobre o som e o MonkeyJam não em dá essa possibilidade, nem o Claymation Studio, ou pelo menos eu ainda não percebi como o fazer. Fiquei um pouco desesperada com isso e, até agora ainda não consegui funcionar bem com nenhum dos dois, mas vou ter que resolver isso até sexta-feira para poder mostrar a curta na próxima 2ª feira, durante o fecho da 6ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos.
Apesar de todo o trabalho que estou a ter com isto, acho que vai ficar uma curta mesmo muito curta. XD Veremos ... eu bem queria que fosse maior mas como apostei muito na animação tradicional (desenho à mão) isto tornou-se bem mais exigente do que esperava.
A imagem acima faz parte do meu trabalho, que mistura fotografia, desenho e plasticina.
Assim que estiver pronto coloco aqui.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visita à Feira do Livro da APACI

Hoje, às 9 horas, eu e a Natacha (mais a minha mãe) fomos à APACI, a convite da Joana Vilas Boas (pintora e professora de Educação Visual).
A intenção era falarmos um pouco sobre o nosso trabalho na banda desenhada e nos livros (ainda não publicados), e interagirmos com os utentes, promovendo o dinamismo.
Primeiro conhecemos os funcionários e a direcção, e todos foram muito simpáticos, depois mostraram-nos as instalações, que parecem muito boas, mesmo quando a associação tem cerca de 32 anos de existência.
Assim que a visita terminou, ou mesmo antes, tivemos oportunidade de conhecer os utentes, algumas dezenas de adultos e crianças com necessidades especiais, que se mostraram desde o início muito receptivos e acolhedores. Foi um mimo!

Prosseguimos então para uma breve apresentação de nós e dos nossos trabalhos, respondemos a questões que colocaram e depois fomos dar uma volta pelo público, mostrando-lhes os nossos trabalhos e tentando mostrar-lhes como era uma banda desenhada.
Em seguida apresentamos algumas imagens com o projector e fomos falando dos nossos desenhos, das histórias por trás deles e de algumas técnicas de pintura digital e/ou manual.
Terminada essa fase, passamos à mais dinâmica, que por ideia (excelente) da Joana, nos disponibilizaram papel de cenário que foi estendido por cima de duas meses, onde os utentes puderam desenhar.
Improvisamos algumas vinhetas simples, cada um com uma vinheta a seu cargo, e incentivamos a que dessem asas à imaginação, ajudando-os no processo.
Quase todos participaram e pareceram muito entusiasmados o que também se reflectiu em nós.
Acabamos por ficar mais tempo do que previsto, mas nem demos por ele a passar e no final despedimos-nos dos utentes um a um, com muito gosto e carinho.


Desde já agradeço à Joana Vilas Boas por se ter lembrado de mim e pelo convite, assim como à direcção da APACI, a todos os funcionários que são uma simpatia, e especialmente aos utentes que superaram todas as minhas expectativas e se mostraram carinhosos e afáveis. Foi uma experiência única e enriquecedora!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Feira do Livro da APACI

Amanhã, dia 23 de Abril 2010, vou estar na Feira do Livro da APACI de Barcelos, entre as 9 e as 11 horas, a convite da Joana Vilas Boas, para falar um pouco sobre a Banda Desenhada (especialmente o "Que sorte a minha") e os meus livros (ainda não publicados).
Amanhã, de tarde, colocarei aqui fotos e mais informações sobre este evento.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ciclo de Cinema 2010

Hoje de manhã tive a possibilidade de assistir ao Ciclo de Cinema, um evento promovido pelo Pelouro da Juventude de Barcelos, no âmbito da 6ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos.
Este evento teve a participação do realizador Francisco Sousa (Universidade Lusófona), que foi apresentado pelo Prof. Artur Durão (o mesmo que dá o workshop de cinema de animação).

Depois de uma breve apresentação, assistimos a 7 curtas-metragens, que listo abaixo:
- "A audição" realizado por Francisco Campos e Henrique Bagulho (Vídeo, Blog);
- "Sobre Vivência" realizado por  João Azevedo e Luís Lobo (Vídeo, Blog);
- "Romeu e Julieta - O musical" realizado por Zara Pinto (Blog);
- "Quando o anjo e o diabo colaboram" realizado por Paula Soares (Site, Blog);
- "A morte de Tchaikovsky" realizado por Nuno Félix (Vídeo);
- "Fatal" realizado por Pedro Sousa (Vídeo, Blog);
- "Compramos e vendemos sentimentos" realizado por Francisco Sousa e (Vídeo)

Gostei de todos, mas como em tudo tive alguns que gostei mais. O "Sobre Vivência" e o "Compramos e vendemos sentimentos" foram os que mais sobressaíram, mas todos os restantes são um exemplo a seguir e exemplares.

Depois da visualização destas curtas metragens, foi altura de o público colocar questões várias, e houve alguns temas curiosos que foram abordados, tanto sobre o cinema como o ensino, como toda a indústria.
Só tive pena de não ter durado mais um pouco e de não podermos aprofundar mais, e quem sabe? um workshop de cinema também era bem vindo. O de cinema de animação é fantástico e por isso não me incomodaria nada ter mais uns quantos sobre outras vertentes do cinema.

Mais uma vez, é de louvar todo o fabuloso esforço do Pelouro da Juventude de Barcelos, que tem uma equipa dedicada e que faz tudo o que pode, e por vezes, muito mais que isso.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Naru

Dos meus dados fictícios, percebi que hoje era o aniversário de uma das minhas personagens mais queridas: a Naru.
A Naru é a personagem principal do meu projecto Vermelho Sangue, o meu projecto de BD mais antigo (daqueles sérios), e por isso tenho um carinho muito especial por ela.
Ela é forte, destemida, capaz de tudo pelos que ama e, acima de tudo, tem um sentido de justiça muito próprio e isso leva-a a perseguir uma vingança que ameaça destruí-la.
Aqui fica um esboço feito especialmente para a data:

domingo, 18 de abril de 2010

Workshop Cinema de Animação - Dia 3

Foi no passado sábado que tive a penúltima sessão do Workshop de Cinema e confesso que consegui fazer muito menos do que esperava. Limitei-me a terminar de moldar o pássaro de plasticina e a tirar algumas fotos que serão usadas no curto filme stop-motion que estou a fezr. De resto, não fiz muito, até porque cheguei quase uma hora atrasada de manhã e outra de tarde, por razões que me ultrapassam.
Vou tentar adiantar o mais possívelç em casa esta semana, mas vai ser difícil pois esta semana tenho dois compromissos (para além do trabalho) e ainda estou a fazer o ScriptFrenzy.
Para que é que me meto em tantas coisas ao mesmo tempo?

domingo, 11 de abril de 2010

Workshop Cinema de Animação - Dia 2

Ontem foi dia de mais uma sessão do workshop de Cinema de Animação.
Como já não tinhamos sessão há duas semanas, começamos por rever o que tinhamos ouvido falar por alto sobre o cinema de animação, depois vimos mais uns vídeos stop-motion e só então começamos a trabalhar.

O tema era, assim como para a 6ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos, Estilos de vida saudável.
Cada um escolheu um sub-tema dentro deste tema e começamos a desenvolver um argumento (guião) para a nossa curtíssima animação stop-motion. A cada pessoa deve calhar animar cerca de 15 segundos (o que dá cerca de 225 frames se não estou em erro).
O sub-tema que escolhi foi Coma alimentos bem nutritivos e com isto surgiu-me a ideia de animar a vida de uma pequena larva que gosta muito de comer coisas frescas e sem aditivos. Vai ter animação por desenho, por fotografia e por plasticina, já que fomos incentivados a experimentar estas três formas de animação stop-motion e eu não o quereria de outra forma já que todos três me fascinam.
Então, de manhã e no início da tarde, escrevemos o guião e depois fizemos a story-board (mais tarde colocarei aqui no blog).
Ainda de tarde, começamos a compor as nossas personagens (e não só) em plasticina. Foi bastante divertido ver o que todos faziam, sem saber muito bem o que pretendiam fazer com aquilo.
E o dia terminou assim. Para a semana começaremos a captura das imagens para a animação e eu vou começar pelos desenhos animados da larva, que já sei que vai ser o que dá mais trabalho, mas possivelmente também será o que me dará mais prazer.
Para já o meu pequeno projecto tem o nome de LARVA, mas possivlemnete irie alterá-lo.

Assim que possível, colocarei aqui mais informações e curiosidades sobre o processo de criação desta pequenissima animação.
Entretanto, fiquem bem.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Encomenda CafePress

Hoje recebi uma encomenda muito especial.
Lembram-se da loja que tenho no CafePress? Pois eu encomendei umas coisinhas, poucas, mas como já há muito que queria mandar vir algo, aproveitei agora.
Aqui está:

Uma almofada (Vermelho Sangue), um saco de praia (Lobo & Dragão) e um íman para o frigorífico (Alma).
Lindos, não são?
Se estiverem interessados, podem mandar ir para vocês AQUI.
Related Posts with Thumbnails