segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (3)

Este sábado, dia 24, foi o último dia da Festa da Juventude e infelizmente só lá pude estar durante uma hora.
Nesse intervalo de tempo fiz este desenho:
Não sabia o que desenhar por isso comecei por esboçar os bancos de jardim que estavam na avenida, depois desenhei o rapaz e pela expressão dele pareceu-me que precisava de companhia XD, por isso a rapariga veio de encomenda.

No fim recebi um Galo de Barcelos muito especial e um certificado de participação. Só tenho a agradecer à Casa da Juventude por mais este convite e só tive pena de não ter podido estar lá mais tempo. Ao menos durante estes três dias fiz mais desenhos que num mês dos últimos tempos :P

E para finalizar aqui fica uma foto do local onde estive na primeira noite. Aquele porta-lápis já tem quase a minha idade!

domingo, 25 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (2)

No dia 23, sexta-feira, voltei a estar no atelier de artes plásticas da Festa da Juventude.
Nessa noite sempre consegui estar um pouco mias à vontade que na noite de quarta-feira, mas ainda assim quando comecei não fazia ideia do que estava a desenhar.
Aqui ficam os resultados:
 Este foi o primeiro desenho que me saiu, e ficou por terminar pois não estava a gostar do resultado. Mas depois voltei a ele para experimentar pintar com os lápis de aguarela só que como o papel não era apropriado tive de parar pois estes estava a mirrar. 

Entretanto para me sentir um pouco mais à vontade comecei a desenhar personagens que já conhecia dos meus projectos.
 Tinha decidido à uns dias atrás mudar o cabelo da Shinobu, que é mais uma personagem do projecto Vermelho Sangue. Quis que pelo menos uma das três irmãs tivesse o cabelo encaracolado como o pai e por isso ficou a Shinobu, que é a mais velha.
 E depois não resisti a desenhar as três irmãs juntas para ver como ficavam. A Arashi é sem dúvida a que menos se parece com as outras duas, mas acho que ainda assim as três partilham algumas semelhanças (se não for por mais nada, é pelos olhos azuis).
Dei uns retoques muito rápidos no Photoshop para dar a cor dos cabelos. Nada de mais.

Ainda na onda dos projectos a que estava mais habituada, surgiram-me, sem contar, dois desenhos de personagens para o projecto Heroína.
O Herói:
 E o Vilão:
E não, não estão assim descritos porque ainda não sei os nomes deles. Os nomes deles SÃO mesmo esses (Herói e Vilão). Foi a forma como arquitectei na história. A protagonista chama-se mesmo Heroína e e seu side-kick chama-se Mascote, por isso estão a ver um padrão, não estão?

Fiquei no atelier até a meia-noite e foi isto que consegui fazer. Não está muito mau.

sábado, 24 de julho de 2010

Arashi

A aniversariante (fictícia) do dia 13 de Julho, era a Arashi, uma personagem do projecto Vermelho Sangue.
Eu mudei o corte de cabelo dela, para um que me parece mais "fresco". Já na imagem anterior podem ver este novo corte, mas acho que antes disso não o havia ainda mostrado.

Assim como a sua irmã Shinobu, Arashi adora ler, especialmente romances modernos e históricos. Ela é a mais calma de três irmãs (sendo a do meio), mas ao mesmo tempo também é a mais "cabeça na lua" das três. Muitas coisas lhe passam ao lado sem que se dê conta e prefere sofrer sozinha do que mostrar aos outros aquilo que a perturba. Apesar disso, ela é muito responsável.

Ela está apaixonada pela amigo de infância, Takezo,já há vários anos, mas mostra-se incapaz de lho dizer, por medo de ser rejeitada.


Das três irmãs, ela é a mais parecida com o pai, sendo que herdou o cabelo vermelho dele, embora mantenha os olhos azuis como os da mãe e das irmãs.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Larami

O aniversário (fictício) da Larami foi no dia 3 de Julho.

A Larami pertence ao meu projecto Alma e ela é uma alma de cor castanha. Brincalhona, mas a roçar a barreira do perigoso, em vida ela cometeu vários erros, daí a cor castanha e as pequenas asas nas costas.
Tem vários piercings, que a marcaram tanto em vida que a própria alma os assimilou.

Takezo e Arashi

Um destes dias terminei esta pintura digital:
Embora represente duas personagens da minha história Vermelho Sangue (o Takezo e a Arashi), não posso garantir que esta cena alguma vez ocurrerá na história. Pode ser que sim, mas também pode ser que não. A verdade é que gosto muito da ideia deste casalinho, mas eles são do tipo que não fica junto. Logo veremos ...
Para já interpretem isto como o desvaneio de uma autora.

Noutra nota, estou muito mais satisfeita com este novo penteado do Takezo do que os anteriores (podem ver aqui e aqui). Já há bastante tempo que tinha decidio seguir este estilo, mas ainda pouco o usei.
E não estranhem as cores de cabelo. São propositadas e como a história é de fantasia, também não há mal.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (1)

Ontem, como tinha já falado, estive entre as 22h e as 24h na Avenida da Liberdade em Barcelos, a fazer parte do atelier de artes plásticas da Festa da Juventude 2010, organizada pela Casa da Juventude de Barcelos.
Confesso que este tipo de eventos me deixam um pouco nervosa e a imaginação não vem quando estou sentada a uma mesa com dezenas de pessoas a passarem à minha volta (mesmo quando nenhuma está a olhar especificamente para mim).
A primeira coisa que notei foi a diferença em relação ao ano anterior, em que quando lá estive só estava outra pintora comigo. Este ano estavam lá mais quatro artistas, e tanto quanto sei há horas em que chegam a estar 8 ao mesmo tempo, o que é excelente!
Conhecia duas meninas que lá estava, a Carla e a Leonor, que além de já terem participado em Workshops onde eu também participei, estiveram nas aulas do pintor António Cunha, enquanto eu também lá andei (depois por força maior grande parte do grupo deixou de ir às sessões).
Todos estavam a pintar, à excepção de mim, que, como tinha pouco tempo para lá estar, decidi apenas desenhar (e também como tive de ir a pé, não ia andar com cavalete, tela, tintas e pincéis atrás de mim ao longo de quase dois quilómetros).
Enfim, como a inspiração falhou, acabei por desenhar o que me veio à cabeça e aqui ficam os resultados:
Enquanto desenhava este desenho (acima) estava lá um rapaz muito simpático (ainda há crianças bem educadas) que elogiou muito este desenho. XD Estivemos um pouco a falar porque ele disse que gostava de desenhar, mas que não tinha muito jeito. Disse-lhe que a prática faz o mestre e repeti o mesmo aos pais, porque não sei se era o caso, mas há muitos pais que não incentivam as artes criativas nas crianças.
Ainda durante este desenho apareceu lá uma menina, acompanhada da mãe e dos irmãos, que quis desenhar e eu lá lhe dei papel e deixei-a usar os meus lápis. Tão querida!

Gosto muito do desenho da esquerda e convém notar que ambos desenhos foram feitos directamente com canetas/marcadores, sem o uso do lápis. Sempre gostei de fazer este tipo de exercício, mas como se pode ver, umas vezes sai bem (esquerda) e outras vezes sai mal (direita), Bem, ao menos não é dos piores que já fiz.

Este último conjunto que fiz foi primeiro desenhado com um lápis azul, e depois delineado com um lápis grafite preto (cinza?). à excepção do de baixo que ficou mesmo só a azul (adoro a cor azul).

Para além destes desenhos eu bem tentei começar a trabalhar no desenho de personagens para o projecto Heroína (alguns já estão feitos, mas a maioria não), só que não me estava a sair muito bem e acabei por deixar o desenho a meio e passar para outras bandas (vê-se que não deu lá muito bom resultado.
Veremos se na sexta-feira as coisas correm um pouco melhor.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Libian e Herus

No dia 1 de Julho tivemos dois aniversariantes. O Libian e a Herus, que pertencem ao meu projecto Alma.

Não posso revelar muito sobre estas personagens pois as histórias de ambos (que acabam por ser uma só história) é uma parte fulcral da trama de Alma, e assim sendo não posso estar aqui a dizê-lo, certo?
De qualquer forma posso adiantar algumas coisas.
Ambos são almas de cor branca, a cor mais rara de todas. Eles viveram no mesmo período de tempo e partilharam quase tudo. Em vida eram absolutamente inseparáveis e depois de mortos, continuavam em busca um do outro.
Dos dois a Herus é a mais confiante e o Libian é mais frágil e por isso era ela quem acaba por o proteger sempre. O amor que os une está para além de uma simples amor entre homem e mulher e por isso a separação os magoa tanto.
E termino por aqui, para não acabar a dizer mais do que devia. XD

Nota: Eles não são anjos. Têm a auréola, têm asas enormes nas costas (que eu não coloquei aqui para não dificultar a visão das personagens) e também têm  pequenas asas nos pés, mas tudo isso é simbologia das almas e é uma consequência das acções que ambos tiveram em vida (como no caso contrário do Ortiga).

terça-feira, 20 de julho de 2010

Deror


Ainda no mês passado, dia 26, deu-se o aniversário fictício de mais uma das minhas personagens. Desta vez é o Deror (anteriormente conhecido por Dwight).
O Deror faz parte da minha novela de fantasia V.I.D.A. e a razão porque o desenhei nu é porque durante o livro todo ele está nu. Não perguntem porquê, pois ao responder já estaria a dar informações a mais sobre a história.Assim sendo não achei que teria muito sentido desenhá-lo vestido. De qualquer forma também não se vê nada de mais, por isso imagino que não choque ninguém.
O Deror é muito expressivo e adora a sua liberdade. Aqui está a voar planar, pois é nesses momentos que ele se sente mais vivo.

Em breve volto com mais.

Festa da Juventude 2010

Este ano vou estar mais uma vez presente na Festa da Juventude de Barcelos, que se realizará entre os, dias 20 e 24 deste mês, na Avenida da Liberdade, bem no centro da cidade.

Estarei lá no atelier de artes na quarta-feira (dia 21) entre as 22h e as 24h, no mesmo horário na sexta-feira (dia 23) e ainda no sábado entre as 18h e as 20h.

Maioritariamente estarei a fazer desenho livre, banda desenhada e talvez umas pinturas a aguarela. Não irei pintar em tela porque não tenho modo de andar com os materiais atrás de mim como fiz no ano passado. Ainda assim espero fazer umas coisas interessantes e experimentar um pouco mais com as aguarelas (possivelmente só no sábado é que as usarei).
Deverão lá estar vários outros artistas para além de mim, já que a Casa da Juventude é que me contactou e acredito que tenha feito o mesmo a outros.

Depois  colocarei aqui os resultados dos trabalhos.

sábado, 17 de julho de 2010

Libidinosus ~ Sensual

Há mais de um ano atrás (nem acredito que já passou assim tanto tempo) tentei desenhar uma pin-up. O resultado não ficou nada parecido com o estilo, mas ainda assim gostei suficientemente do desenho para o querer pintar.
Até hoje esteve esquecido no disco-duro do computador, à espera de ser terminado.
Não está nada de especial, mas gosto das cores e do fundo (que me deu um trabalho dos diabos) que não se pode apreciar na totalidade aqui porque a figura tapa quase tudo..
Podem ver o esboço original aqui.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sente-se

Há cerca de duas semanas atrás, estava eu muito relaxada, sentada no "jardim velho" da cidade quando surgiu uma menina, muito simpática, a pedir-me para aparecer numa filmagem.
No âmbito do Ano Europeu do Combate à pobreza e à Exclusão Social, ela e um amigo estavam a preparar um vídeo.
Eu só tive de me sentar, olhar para a rapariga do lado e levantar-me. Simples, não é?
De qualquer forma aqui fico o trabalho final. Eu sou a rapariga de cor-de-rosa que aparece ao tempo 0:11 e logo volta a desaparecer.


Vejam também os restantes trabalhos no canal joaofm20, pois valem bem a pena. (Se alguém souber se eles têm um site ou blog, por favor avisem-me).

Escusado será mencionar que este trabalho não é meu.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rie

20 de Junho foi a data escolhida para o aniversário (fictício) desta personagem:

Rie é a protagonista do projecto Lobo & Dragão.
Muito experiente nas artes marciais, treinada desde muito nova para poder um dia continuar a arte familiar, ela desenvolveu um temperamento algo difícil e nutre uma rivalidade obsessiva com Unkei (o outro protagonista).
Mais madura que a sua irmã mais velha, mas ao mesmo tempo algo ingénua, Rie costuma criar inimizades por onde passa, o que já lhe valeu uns quantos problemas. Apesar de tudo ela ama muito a família e, os poucos amigos que tem, trata-os com muito carinho, sendo capaz de tudo por eles.

Esta história (Lobo & Dragão) é das mais antigas que imaginei, e como podem adivinhar, é amplamente baseada nos mangas japoneses. Ainda assim acho que, no que respeita às personagens, tem muito potencial e por isso espero um dia ainda poder completá-lo como merece.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ortiga

No dia 13 de Junho houve mais um aniversariante (fictício). Desta vez foi o Ortiga, do projecto Alma.

Ortiga é, à semelhança da Biac, uma alma. A cor dele é o negro, pois em vida ele foi bastante cruel, ao ponto de assassinar várias pessoas. A sua alma tem asas de demónio, uma cauda escamosa e uns espinhos que ele tem nas costas (não se vêem no desenho).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pluvia ~ Chuva

Não sei há quanto tempo tinha este desenho numa pasta do computador, à espera de ser terminado, mas este fim-de-semana lá me lembrei de ver essas pastas e terminar algumas coisas que já há muito rogavam para serem terminadas.
Na ilustração temos o Jarad, uma personagem do projecto Alma. O fundo já estava feito há muito tempo mesmo, e não o alterei em nada pois não estava com a imaginação em alta para fundos. O desenho da personagem também estava completo há bastante tempo, mas é um pouco mais recente.
Senti-me muito bem ao regressar à pintura digital, e pus-me a pensar "porque é que não tenho mais tempo para isto?".
A vida obriga-nos a estabelecer prioridades, mas felizmente, sempre que quero e posso, acabo por regressar a estas pequenas coisa. Não pratico o suficiente para evoluir, mas ao menos não vou ficando pior por falta de prática.

sábado, 3 de julho de 2010

Biac

12 de Junho marcou o aniversário (fictício) da Biac, uma personagem do meu projecto Alma.

Biac é uma "alma" (no sentido literal da palavra), por isso é que tem uma cauda. A sua cor é o laranja (na história as almas têm diferentes cores, conforme as personalidades), o que é uma demonstração do facto de ela ser uma trapaceira, que gosta de enganar os outros e por vezes até prejudicá-los. Não chega a ser verdadeiramente maldosa, mas também não é um "amor" de pessoa.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

200 desenhos

Na verdade não são 200 desenhos, mas antes 200 posts (incluído este).
Aqui fica uma pequena imagem ligeiramente foto-manipulada, aproveitando a onda do post 100 (já lá vai mais de um ano desde que atingi a meta anterior):

Jun 2

Descontente com o esboço anterior, decidi tentar novamente desenhar a personagem Jun, do projecto Vermelho Sangue.
Acho que desta vez ficou muito melhor. Que acham?
Related Posts with Thumbnails