quinta-feira, 29 de setembro de 2011

24 Hour Comics 2011 - oficial

O 24 Hour Comics Day oficial é já este sábado, dia 1, por isso quem vai participar que prepare tudo com antecedência.
Como já tinha dito no outro post, eu não vou participar no dia oficial, mas antes noutro dia. 15 de Outubro foi a data escolhida. Vou ser eu, o Rui Alex e a ACSilva, confirmados para  já, mas qualquer um se pode juntar a nós, já que vamos estar ligados pela web, a tentar manter-nos acordados e focados no objectivo:  
24 páginas de Banda Desenhada em 24 horas.

Para mais informações podem visitar o site oficial e ler o kit de sobrevivência. Não tenham medo de arriscar, cá estaremos para vos apoiar. Boa sorte a todos e muita produção!


Já agora, sábado vou visitar o IberAnime, mais alguém lá vai estar?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Incentivo 2

Depois de na semana passada ter publicado o primeiro incentivo ao voto no TopWebComics, aqui fica o segundo:
Incentive 2 
A personagem aqui retratada chama-se Muby e podem vê-la numa versão mais madura e saber um pouco mais sobre ela, aqui e aqui. Ela faz parte do romance/projecto "Alma" (que inspirou a BD "Garnath e a Bola de Cristal".

Se gostaram do webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", não se esqueçam de votar nele AQUI e assim poderão ver uma outra imagem. E não se esqueçam que há uma nova (pequena) imagem todas as terças-feiras.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

WebComics/Cartoons de Portugueses

Do lado direito deste blog, coloquei agora disponível uma lista com os WebComics e WebCartoons, desenhados e/ou escritos por Portugueses.
Nesta lista estão apenas os trabalhos que conheço e que continuam a actualizar, pois existem outros, mas que por um ou outro motivo interromperam a sua publicação. Fiz apenas duas ou três excepções na lista que disponibilizei e que se referem a webcomics/webcartoons que apesar de não estarem a ser actualizados com assiduidade, disponibilizaram páginas há pouco tempo, daí eu ainda estar em crer que elas irão continuar.
Visitem e apoiem os artistas portugueses que se aventuram pela publicação digital dos seus trabalhos. Existem BDs em Português e em Inglês, mas tanto quanto sei, todas são feitas por portugueses (caso esteja equivocada, é favor avisarem-me).

Peço, também, a quem conheça outros webcomics/webcartoons portugueses, que me deixe ficar a ligação, para eu adicionar à lista já disponível.
Se alguém tiver interesse, posso também disponibilizar a pequena lista que tenho de webcomics/webcartoons que não estão a ser actualizados e foram abandonas, ou seja, deixados a meio. Poderá ter interesse para alguns leitores.

E claro, ficam também os meus webcomics: Just My Luck (em co-autoria com a Natacha Salgueiro); One-Shorts; Much too Late; Garnath e a Bola de Cristal.

*webcomics/webcartoons = banda desenhada e cartoons (cartunes?) publicados na web, quer como vínculo primário de contacto com o público, quer secundário (alguns publicam tanto online como em papel).

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Incentivo 1

À medida que, todas as semanas, vou colocando online uma nova página do webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", também disponibilizo uma nova imagem de incentivo a que os leitores votem pelo webcomic no TopWebComics. E dessa forma já vamos na quarta imagem.
São todos desenhos chibi (personagens em versão mais infantil) e são todos desenhos que fiz alguns anos antes, mas que só agora colori. Relacionados com o projecto/romance "Alma" (que inspirou a criação do "Garnath e a Bola de Cristal", quem votar todas as semanas, não só estará a ajudar a divulgar a BD junto de um público mais vasto, como poderá depois ver estes pequenos desenhos.

Entretanto achei por bem disponibilizar os incentivos anteriores aqui no blog, para quem não teve oportunidade, os ver agora.

Não são ilustrações muito cuidadas (até porque são bastante antigas) e o meu estilo mudou entretanto, mas continuo a achá-las curiosas. Aqui fica a primeira:
Incentive 1
Esta menina de cabelos laranja chama-se Biac e podem saber um pouquinho mais sobre ela no último esboço que publiquei dela, aqui.

Se gostaram de "Garnath e a Bola de Cristal", estejam à vontade para votar nele AQUI e assim verem uma outra imagem. E não se esqueçam que há uma nova (pequena) imagem todas as terças-feiras.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Garnath e a Bola de Cristal - Pág. 07

A página desta semana, da Banda Desenhada "Garnath e a Bola de Cristal" é bastante simples, tendo apenas dois painéis. A intenção foi dar ênfase à reacção da personagem, que é louca por bolos (retratado no primeiro painel).
Daí esta semana o desenvolvimento da história ser pouco, mas espero que gostem, ainda assim.

alma

Podem ler em português, AQUI; Ou em inglês, AQUI.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Miya

Ontem voltei ao caderno de desenhos que uso para esboçar os aniversariantes (fictício). O de Miya (personagem do meu projecto "Vermelho Sangue") foi no dia 21 de Maio, mas só ontem fiz este esboço, que pretendia que transmitisse a alegria de viver que esta personagem tem e a forma como consegue ver o melhor de todas as pequenas coisas.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Página 5

Conforme prometido, já está online mais uma página da banda desenhada "Garnath e a Bola de Cristal", a página 5 (de 24).
Podem ler em Português ou em Inglês.
Garnath and the Crystal Ball 05

24 Hour Comics 2011 (Proposta)

Este ano o dia escolhido para o 24 Hour Comics oficial foi o dia 1 de Outubro.
Para quem não conhece, o 24 Hour Comics consiste em fazer uma banda desenhada de 24 páginas, em 24 horas. Isto significa que não podem etr feito nada para a BD antes de o evento começar e depois de 24h o relógio pára e com ele o trabalho.
Quem segue este blog há algum tempo, sabe que eu partcipei em 2008 e em 20010. No primeiro ano completei o desafio até ao fim, mas já em 2010, fiquei um pouco áquem das expectativas, ainda assim terminando +18 páginas e deixando as restantes 6 num estado de planeamento razoável.
Gostei de ambas as experiências, daí que pretenda repetir este ano. E é disso que vos venho aqui falar hoje.
Sendo que o 1 de Setembro (data oficial do evento) coincide com a realização do IberAnime no Porto (o único evento do género que queria visitar, por ser perto da minha terra), eu decidi "transportar" o evento para outro fim-de-semana.
A verdade é que o Dia oficial para o 24 Hour Comics é o declarado pelo site (neste ano calhou a 1 de Outubro), mas o desafio 24 Hour Comics pode (e deve) ser feito numa outra qualquer altura do ano, à descrição de cada participante.
Assim, eu e o Rui Alex estamos a ponderar fazê-lo num fim-de-semana que não esse (aberto a sugestões). Convém ser ao sábado pois começa às 9h e acaba às 9h do dia seguinte, daí não dar para ser ao domingo. E gostávamos de saber se alguém mais estaria interessado em fazer isto numa espécie de evento online,onde manteríamos contacto (e o ânimo) através do MSN (ou Skype) e também através da construção de um blog colectivo, onde cada um pudesse partilhar o seu progresso (caso assim o desejasse).
Penso que seria uma experiência muito interessante, para mim e para os que aceitassem o desafio.
Como disse, a data está em aberto, embora eu possa adiantar que tem de ser em Setembro ou em Outubro (Novembro está fora de questão, por causa do NaNoWriMo).
Este desafio está aberto a amadores e profissionais de igual modo. Não há prémios (além de ficarem com o vosso trabalho feito e a sensação de terem feito algo especial) e não há 'pressão'. Os que conseguem completar 24 páginas são tão vencedores como aqueles que se esforçam ao máximo, mas por uma ou outra razão não conseguem fazer as 24 páginas de BD em 24 horas.
Não vou mentir e dizer que é algo que se possa fazer de ânimo leve. Tem mesmo de se ter gosto pelo que estamos a fazer, mas por experiência própria posso dizer que é algo de surreal. Chegar ao fim de um dia inteiro e saber que se deu o máximo e que isso deu frutos, é algo extraordinário. Mesmo quando não completamos o desafio! (como já aconteceu comigo)
É uma experiência diferente de cada vez que se faz, pois vamos sempre aprendendo coisas e esquecendo outras (que se calhar não devíamos), mas no fundo é algo que vale a pena, para quem ouse desafiar-se a este ponto.

Para os interessados, este ano a NCreatures (em Lisboa) irá organizar um 24 Hour Comics para quem quiser participar. Se forem de Lisboa ou arredores, aproveitem, porque fazer isto na companhia de outras pessoas deve ser uma experiência muito diferente e aliciante.

Olalá! Ao que parece, a NCreatures também está a planear fazer um 24 Hour Comics no Norte, mais propriamente no Porto, mas ainda não encontraram um local que se disponibilize para o evento (Porque é que ninguém no Porto/Braga organiza uma coisa destas? Mundo Fantasma? Lobo Mau? Centésima Página?) Por isso ainda não revelaram datas, mas se isto chegar mesmo a acontecer, é uma boa alternativa ao que sugeri acima. Ainda assim, caso haja interessados em fazer online (assim dá para pessoas de todo o país) e como não há confirmação da parte da NCreatures, podemos avançar com a minha (e do Rui Alex) proposta.
Quem alinha? (em qualquer das vertentes)

Existe já um Survival Kit (kit de sobrevivência) para quem quiser participar no evento. Podem fazer o dowload aqui.
Related Posts with Thumbnails