sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Resumo 2010

No início do ano, fiz uma lista do que pretendia conseguir alcançar durante este ano.
Não é novidade para quem segue este blog, que 2010 não foi o meu ano mais produtivo em termos de desenho, embora estranhamente tenha tido exactamente o mesmo número de post que em 2009 (85), o que significa que os dois anos foram um pouco semelhantes em termos de resultados visíveis.

Gostava de ter tido mais tempo para me dedicar a esta arte, mas não é novidade que me tenho entregue mais à escrita, que é a minha primeira paixão artística.
Assim sendo, dos 3 objectivos a que me propus no início do ano, apenas completei 1 ... e meio:

- Participar no 24 Hour Comics (não posso dizer que estou totalmente satisfeita com o resultado, pois poderia ter conseguido mais, se não estivesse tão estafada. Mas mesmo assim cheguei às 24 páginas, o que é muito bom)
- Terminar o primeiro capítulo do "Heroína" (não terminei, mas estou muito perto de terminar. Durante Janeiro espero que ele apareça por aqui)
- Fazer a BD mensal (uma prancha, com as personagens do mês) (logo no início do ano decidi não fazer a BD mensal, mas sim fazer um desenho independente para cada personagem que fizesse anos. Fiz isto muito bem entre Abril e Setembro, mas depois e antes disso, não fiz nada, deixando várias personagens sem pódio)

Tenho pena de não ter feito mais, e sei que em parte foi por não me ter organizado melhor. Em 2011 penso mudar a estratégia e com sorte o blog vai andar mais activo.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Marin

Antes de terminar este ano, ainda tive tempo de contemplar mais uma aniversariante (fictícia).
16 de Setembro foi o dia da Marin, do meu projecto "Alma".
Sei que as asas parecem um pouco estranhas, mas juro que quando as desenhei esbocei-as a sair das costas, e é de lá que elas vem (e não da nuca).

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Boas Festas 2010

Tenho andado desaparecida, mas não me esqueci do blog ou da arte, simplesmente não tenho tido muito tempo para desenhar, mas em breve penso mudar isso.
Entretanto, deixo ficar aqui votos de Boas Festas para todos os que por aqui passarem. Um 2011 cheio de coisas boas e um Natal inesquecível para quem festeja.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

NaNoWriMo 2010

À semelhança dos dois anos anteriores, este também me vou aventurar no NaNoWriMo, um evento que desafio milhares de escritores à volta do globo a unirem-se num objectivo comum: Escreverem uma novela (romance) de 50 000 palavras em um mês.
Este ano vou-me dedicar a escrever a história ALMA, que foi também a história que me inspirou no 24 Hour Comics deste ano.

Se quiserem saber mais e seguir as minhas desventuras durante Novembro (mês em que provavelmente nem um desenho farei), passem pelo meu blog de escrita: Caneta, Papel e Lápis.
E se algum de vocês for participar, avisem.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

ZONA - Monstros

O projecto ZONA está a aceitar submissões para a próxima edição da revista. O tema é "Monstros"

O formato é o do costume e a impressão será a cores e como tal daremos prioridade a trabalhos a cores.

Além disso, como sempre, apesar de dar-mos preferência a BD e ilustração, estamos aberto a todo o tipo de artes (texto, fotografia, etc...).

O prazo de submissão, ainda provisório, é o fim do ano de 2010.

Para mais informações visitem o post oficial.

Nota: foi anunciado que o prazo de submissão se estende até 20 de Janeiro 2011. Por isso ainda têm tempo de submeter algo.

domingo, 10 de outubro de 2010

WorldWide Moment 2010

Hoje, às 11:10 horas, teve lugar o WorldWide Moment (podem ver aqui), e nesse momento, várias pessoas à volta do globo tiraram uma foto pela Paz.
Esta (a foto acima) foi a minha.
Acho que ficou engraçadita (cliquem na foto para ver maior), mas tinha pretensões de fazer algo mais, só que quando me dei conta já eram 11 horas e eu ainda não tinha pensado bem no que ia fazer, por isso saiu isto que, acho, não está mal.
Não vou submeter a foto ao site, porque não estou de acordo com as regras de submissões deles, mas acho este "momento" bastante interactivo e significativo, por isso já é o segundo ano em que participo. Afinal, a participação não inclui a submissão e não me sinto na obrigação de o fazer.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

24 Hour Comics 2010 - Pág. 12

Esta é a última pa´gina que vou mostrar, para já. As outras ainda precisam de um bom par de retoques antes de estarem apresentáveis. Ficam com 12, que é metade do que fiz.
Daqui a uns meses (início do novo ano, talvez?) pretendo terminar isto (com cores e etc) e nessa altura sim mostrarei tudo.
Entretanto, espero que tenham gostado. Sei que não está nada de excepcional, mas é bem mais do que fiz durante o resto do ano todo. :)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

24 Hour Comics 2010 - Pág. 11

 Love is in the air ...
De vez em quando dá-me para desenhar coraçõezinhos. Não liguem. É que aqueles dois estão apaixonaditos. E, só para esclarecer a coisa, embora o Hedo pareça mais velho, ele só tem 17 anos. É o porte dele que o faz parecer ter mais idade e é propositado.
Coitadinha da Medina. :(

24 Hour Comics 2010 - Pág. 10

Eu chamo a esta "a página que me permitiu recuperar .uma hora de atraso". XD
E não é batota, porque a entrada dela é supostamente triunfal (e eu sei que as portas de vidro estão grandes demais; depois arranjo isso).

terça-feira, 5 de outubro de 2010

24 Hour Comics 2010 - Pág. 09

Gosto bastante de como ficou o cabelo da Medina na 4ª vinheta.
E acho que a cara do Hedo na 1ª ficou engraçada. Estranha, mas engraçada. É do ângulo, de certeza.

24 Hour Comics 2010 - Pág. 08

Não estou satisfeita com esta página, especialmente com a cara do Hedo na segunda vinheta, mas se um dia decidir mesmo terminar isto (e espero bem que sim), mudo isso.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

24 Hour Comics 2010 - Pág. 07

Eu adoro esta página.
Conseguem imaginar porquê? É isso mesmo. O bolo! Quero devorá-lo. Só é pena que não o tenha aqui por perto. Yum yum.
Este página divertiu-me imenso: 1) porque desenhei algo delicioso, 2) porque demorou pouco tempo a terminar; 3) porque a cara da Camill não tem preço.

24 Hour Comics 2010 - Pág. 06

Não acham que ele tem uma cara engraçada? Eu sei que não é "natural", mas deu-me tanto gozo desenhá-lo assim.

domingo, 3 de outubro de 2010

24 Hour Comics 2010 - Pág. 05

24 Hours Comics 2010 - Final

E terminou!
Consegui preencher as 24 páginas mandatórias, mas algumas ficaram mais "terminadas" que outras, ou seja, numas eu já não vou mexer mais, mas outras ainda tenho algum trabalho a fazer.
Por norma, a ideia é que depois das 24 horas não se mexa mais nas páginas, mas eu também não vou enviar este trabalho para a instituição e, desde o início que eu sabia que depois ia ainda ter muito trabalho com a BD. Estou a pensar pintá-la digitalmente, mas não para já (talvez no início do ano que vem?).

O meu maior problema este ano foram as costas, o pescoço e o ombro. Estou com umas dores! A minha cadeira é mal jeitosa e a mesa que eu usei também não ajudou nada, por isso é que algumas páginas ficaram melhores que outras.

De qualquer forma, agora vou descansar, mas mais logo coloco aqui mais algumas páginas para verem. Não vou colocá-las todas para já, mas mais uma meia dúzia acho que vou expor por cá.

E ... boa noite que o meu pescoço está a matar-me.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

24 Hours Comics 2010 - Amanhã

É já amanhã que acontece o 24 Hour Comics.
Eu vou participar! Como não podia deixar de ser.
Logo descobriremos se este ano consigo repetir a proeza de 2008 (com o "Much too late") e terminar em grande este desafio.
Mais alguém?



Entretanto vou tentar, durante o dia, colocar aqui breves actualizações do trabalho, mas não prometo a todas as horas. para isso sigam-me no twitter ou facebook, que deve ser mais fácil encontrarem-me. Mas aqui vou colocando algumas previews, conforme tiver disponibilidade.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Camill

No passado dia 24 de Agosto, a felizarda aniversariante (fictícia) foi a Camill, uma personagem do meu projecto Alma.

Esta jovem de 16 anos, ficou grávida sem contar. O namorado abandonou-a, mas felizmente a família e os amigos estiveram do seu lado.
Infelizmente ela tem um defeito que lhe causa muitos problemas: é uma manipuladora nata, conseguindo que todos façam o que ela quer, quando ela quer, e da forma que mais lhe convém. É um hábito que ela tenta mudar, mas no qual raramente consegue ter sucesso.
A Camill também adora doces, especialmente os bolos que o Hedo (o melhor pasteleiro da vila, e seu amigo) faz e que ela devora com paixão.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

21º Amadora BD - Concurso

Este ano o tema para o concurso de BD do 21º Festival Amadora BD é "A república".
É um tema que a mim não chama, mas acho por bem divulgar este concurso que embora seja tão conhecido, é raramente tratado online ou nos jornais e revistas. O que é uma pena, pois talvez algumas pessoas interessadas não tomem conhecimento a tempo.

Assim sendo, podem submeter os vossos trabalhos até dia 15 de Setembro 2010. Podem consultar o regulamento AQUI e/ou visitar o site da Amadora BD Aqui.

Para quem publicou um livro de BD ou fanzine entre Setembro de 2009 e Julho 2010, há também um concurso. Podem ver tudo AQUI.

Não vou participar este ano, infelizmente, mas quem sabe para o ano?

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

6 anos

Aqui fica mais um desenho feito especialmente para o 6º aniversário dos Dreamgazer Studios.

Eu tinha planeado algo muito mais grandioso, mas não consegui ter tempo para o fazer.
O rapaz é o Unkei do Lobo & Dragão e a rapariga é a Momutte do Alma.

Novos Nomes

Originalmente esta imagem serviria para comemorar os 6 anos dos Estúdios DreamGazer, mas depois de eu ter falado que nem uma tola em como precisava de mudar os nomes de algumas personagens do projecto Vermelho Sangue, ache que esta era a melhor forma de o fazer.
Aqui ficam as quatro personagens renomeadas e apresentadas com estilo:

A Naru passará a partir de agora a ser tratada por Edana. (Vai custar-me a adaptar, por isso perdoem-me se um destes dias voltar a tratá-la pelo nome antigo.
O Ken chamar-se-á Farrel. Tem porte, não tem?
O Yuuto passa a ser o Galen, que de todos os novos nomes é, de longe, o meu favorito.
 A Jun passa agora a ser conhecida por Nasrin!

Por isso peço já desculpas se um destes dias voltar a chamá-los a todos pelos nomes antigos, sem querer, é que é muito difícil mudar os nomes das personagens depois de mais de 8 anos a tratá-las por Naru, Ken, Yuuto e Jun.
Agora vou ter de me habituar à Edana, Farrell, Galen e Nasrin. Ai que dores! Mas o que eu não faço pela saúdinha das minhas histórias.

P.S.: Espero que o fundo amarelo não mate as vistas de ninguém. XD

Os 6 anos dos Estúdios DreamGazer

Faz hoje 6 anos que abri pela primeira vez as portas ao site DreamGazer Studios. Originalmente, este site era o local onde eu e a Natacha (Salgueiro) publicávamos várias bandas desenhadas virtuais (webcomics) e os primeiros a verem a luz do dia foram:
- Que sorte a minha (na altura chamado de Pure Bad Luck);
- Vermelho Sangue (na altura conhecido por Each and their choices).
E foram estes dois projectos que catapultaram o que eu almejava que tivesse sido uma longa e produtiva "carreira" no mundo dos webcomics. E se coloquei o "carreira" entre aspas foi porque nunca me iludi a pensar que ganharia dinheiro com isso. Fazia-o por gosto e consegui convencer a Natacha a entrar no esquema também.
As coisas correram bastante bem nos primeiros meses, até porque tínhamos já algum material adiantado e ao fim de menos de dois meses, eu estava já a trabalhar em mais dois webcomics (Alma e Lobo & Dragão (na altura conhecido como Avoiding Destiny)). Escusado será dizer que ao fim de alguns meses percebi que não conseguiu desenhar três bandas desenhadas com regularidade e ainda por cima escrever uma quarta e fazer a balonagem da mesma (Que sorte a minha).
Comecei a falhar com as actualizações e aos poucos deixei, pura e simplesmente, de actualizar com páginas de BD fresquinhas.
A Natacha também perdeu a força inicial e como eu não gostava de estar sempre a chateá-la e ela detestava quando eu a chateava, acabamos por também terminar o projecto que tínhamos em conjunto (Que sorte a minha) e nem a BD a solo que ela estava a fazer (Caligo) conseguiu passar de umas poucas páginas.
E durante uns meses os Estúdios pararam!
Mais tarde, a Natacha e eu decidimos experimentar de novo, mas dessa feita, na imprensa nacional. Sondamos alguns jornais locais e o Barcelos Popular aceitou publicar o Que Sorte a minha. Uma publicação que correu entre Fevereiro de 2006 e Julho de 2007, arrecadando umas espantosas 165 páginas que eu depois comecei a colocar online em inglês para os fãs que nós já tínhamos arrecadado nos anos anteriores.
Nesse espaço de tempo não houve espaço para mais nada pois ambas estudávamos/trabalhávamos e tínhamos de preparar duas páginas a cores por semana. Foi uma altura muito compensatória e que nos abriu vários horizontes.
Depois, em Agosto 2007 tentei a minha sorte com algo diferente. Um projecto que envolvia ilustração e escrita. Era o V.I.D.A. Durou um ou dois meses, até que senti que o rumo da história não estava interessante e cortei o mal pela raiz, decidindo que aquele projecto seria antes passado a uma novela (escrita).
Desde aí escrevi e ilustrei duas BDs muito curtas (Um dia alguém lhe disse e Sonhos e Mudanças) e comecei também a trabalhar numa outra BD (Heroína).

Em suma, os Estúdios DreamGazer são um projecto praticamente falhado, que só deu fruto a um grande projecto e dois projectos pequenitos. Ainda assim, não me arrependo de um só dia ou de um só minuto que tenha dedicado a ele. E guardo, bem no fundo do meu coração, a esperança de um dia poder regressar ao mundo da banda desenhada e dos webcomics, mas neste momento sei que não vou fazê-lo nos próximos tempos por razões pessoais e de convergência de vários factores (a escrita riativa sendo a maior delas).
Ainda assim tenho tentado manter o Livejournal activo (só publico coisas que também coloco aqui, mas selecciono apenas o que tenha a ver com os projectos do DreamGazer Studios).

O futuro dirá se os Estúdios DreamGazer voltarão em força ou não. No que me diz respeito, sei que gostaria que tal acontecesse.

P.S.: Vou hoje colocar aqui umas ilustrações que fiz a pensar no 6º aniversário, mas que acabaram por não ter muito a ver. XD

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Aritomo

Este sábado, dia 21, o aniversariante (fictício) foi o Aritomo, uma personagem do meu projecto Lobo & Dragão.
O Aritomo é o irmão do Unkei (protagonista da história) e embora tenha sido criado num ambiente familiar que enaltecia as artes marciais, o Aritomo nunca teve jeito para essa arte. Cego de nascença do olho esquerdo, ele é um jovem estudante de arquitectura que ama a namorada, Chie, e adora o irmão.
O Aritomo mantêm um relacionamento de amizade com dois membros do clã rival, a Tama e o Gekko e nas poucas interacções que teve com a Rie (protagonista), não houve inimizade.


Nota, só ao fazer este desenho é que me dei conta que o Aritomo, fisicamente, é muito parecido com o Gabriel (da minha história Angel Gabriel). A única diferença é que o Gabriel tem os olhos vermelhos pois até o penteado é muito semelhante.

domingo, 22 de agosto de 2010

Kabiaz

No passado dia 19, foi a vez da Kabiaz fazer anos (fictícios, mais uma vez)
(cliquem para ver a imagem maior)
A Kabiaz é uma personagem do meu projecto Alma. Ela não é um anjo, pois assim como os anteriores personagens, ela é uma alma que tomou forma de anjo de acordo com as acções que teve em vida.
O facto de ter tanto asas como auréola, significa que foi, em vida, uma pessoa cheia de boas intenções e que fez o que pode pelos outros. A cor amarela que a caracteriza define a sua personalidade radiante.
Ela foi em tempos um membro da família Alma (a família da Ellaine e do Jarad) e é das almas mais requisitadas pela Garnath.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Yuuto

Ontem dia 11 foi o aniversário (fictício) de mais uma personagem do projecto Vermelho Sangue.
Desta vez foi o Yuuto (nome que em breve deverá ser alterado).
O Yuuto é um curandeiro que viveu sempre na ilha onde a sua família pratica medicina natural. Tendo saído da ilha juntamente com a Naru, e graças à sua extrema curiosidade, Yuuto tem descoberto usos fascinantes para os mais diferentes substâncias, passando grande parte do seu tempo a estudar reacções químicas e especialmente a natureza.
Mas na verdade a razão que o deixou a sair da ilha, para além da vontade de conhecer o mundo, foi a vontade de encontrar a irmã que fugiu da ilha e renegou a família meses antes de ele próprio fugir com a ajuda de Naru (nome que deverá também ser alterado em breve).

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Eisen

No dia 5 de Agosto foi o dia do aniversário fictício de mais uma personagem. Desta vez foi o Eisen, do projecto Lobo & Dragão.
Perdoem a minha falta de "vista" pois a motorizada ficou demasiado grande e demasiado acima do patamar do corpo dele. É no que dá não ter prática quase nenhuma a fazer este tipo de transporte (ou qualquer outro). Também fica a nota que usei referência, tanto para o corpo dele, como para a moto. Por isso é que ele parece mais velho do que é. E não perguntem porque é que ele está em tronco nu XD (ando a tentar habituar-me melhor a desenhar o corpo masculino).

O Eisen é um rapaz de 17 anos, filho de pais muito ricos e que está habituado a ter tudo o que quer, quando quer e como quer. Adora andar de motorizada e gosta especialmente de andar a alta velocidade. Fuma muito, chega atrasado às aulas, consome droga de vez em quando, dorme com qualquer mulher/rapariga, e não admite que ninguém o chame a atenção sobre estes excessos. A única pessoa que consegue realmente falar com ele é o Unkei, que é também o seu melhor amigo e colega no dojo.

Nota: Este mês tenho muita coisa para fazer. Há muitas personagens para desenhar em Agosto, mas mais que isso há três aniversários muito especiais. O do DreamGazer Studios, do Vermelho Sangue e do Que Sorte a Minha. Vai ser um mês em cheio! E eu quero prepara algo especial. Logo veremos se tenho tempo.

domingo, 8 de agosto de 2010

V.I.D.A.

Fez ontem (07-08-2010) três anos que publiquei pela primeira vez, na internet, a primeira ilustração do projecto V.I.D.A. acompanhado do primeiro capítulo.
Entretanto retirei esses ficheiros da internet, pois a história mudou drasticamente, mas ainda assim achei por bem marcar a data com algo novo. Por isso aqui fica um pequeno desenho que terminei hoje, relativo ao projecto V.I.D.A.

As quatro crianças são Ilan (baixo), Deror (direita), Adva (cima) e Vatra (esquerda).
Embora os quatro não tenham nascido ao mesmo tempo, achei que ficava engraçado colocá-los todos numa roda, com mais ou menos a mesma idade.
Não tenho muita prática a desenhar bebés (nem crianças), mas acho que não ficou muito mal.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (3)

Este sábado, dia 24, foi o último dia da Festa da Juventude e infelizmente só lá pude estar durante uma hora.
Nesse intervalo de tempo fiz este desenho:
Não sabia o que desenhar por isso comecei por esboçar os bancos de jardim que estavam na avenida, depois desenhei o rapaz e pela expressão dele pareceu-me que precisava de companhia XD, por isso a rapariga veio de encomenda.

No fim recebi um Galo de Barcelos muito especial e um certificado de participação. Só tenho a agradecer à Casa da Juventude por mais este convite e só tive pena de não ter podido estar lá mais tempo. Ao menos durante estes três dias fiz mais desenhos que num mês dos últimos tempos :P

E para finalizar aqui fica uma foto do local onde estive na primeira noite. Aquele porta-lápis já tem quase a minha idade!

domingo, 25 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (2)

No dia 23, sexta-feira, voltei a estar no atelier de artes plásticas da Festa da Juventude.
Nessa noite sempre consegui estar um pouco mias à vontade que na noite de quarta-feira, mas ainda assim quando comecei não fazia ideia do que estava a desenhar.
Aqui ficam os resultados:
 Este foi o primeiro desenho que me saiu, e ficou por terminar pois não estava a gostar do resultado. Mas depois voltei a ele para experimentar pintar com os lápis de aguarela só que como o papel não era apropriado tive de parar pois estes estava a mirrar. 

Entretanto para me sentir um pouco mais à vontade comecei a desenhar personagens que já conhecia dos meus projectos.
 Tinha decidido à uns dias atrás mudar o cabelo da Shinobu, que é mais uma personagem do projecto Vermelho Sangue. Quis que pelo menos uma das três irmãs tivesse o cabelo encaracolado como o pai e por isso ficou a Shinobu, que é a mais velha.
 E depois não resisti a desenhar as três irmãs juntas para ver como ficavam. A Arashi é sem dúvida a que menos se parece com as outras duas, mas acho que ainda assim as três partilham algumas semelhanças (se não for por mais nada, é pelos olhos azuis).
Dei uns retoques muito rápidos no Photoshop para dar a cor dos cabelos. Nada de mais.

Ainda na onda dos projectos a que estava mais habituada, surgiram-me, sem contar, dois desenhos de personagens para o projecto Heroína.
O Herói:
 E o Vilão:
E não, não estão assim descritos porque ainda não sei os nomes deles. Os nomes deles SÃO mesmo esses (Herói e Vilão). Foi a forma como arquitectei na história. A protagonista chama-se mesmo Heroína e e seu side-kick chama-se Mascote, por isso estão a ver um padrão, não estão?

Fiquei no atelier até a meia-noite e foi isto que consegui fazer. Não está muito mau.

sábado, 24 de julho de 2010

Arashi

A aniversariante (fictícia) do dia 13 de Julho, era a Arashi, uma personagem do projecto Vermelho Sangue.
Eu mudei o corte de cabelo dela, para um que me parece mais "fresco". Já na imagem anterior podem ver este novo corte, mas acho que antes disso não o havia ainda mostrado.

Assim como a sua irmã Shinobu, Arashi adora ler, especialmente romances modernos e históricos. Ela é a mais calma de três irmãs (sendo a do meio), mas ao mesmo tempo também é a mais "cabeça na lua" das três. Muitas coisas lhe passam ao lado sem que se dê conta e prefere sofrer sozinha do que mostrar aos outros aquilo que a perturba. Apesar disso, ela é muito responsável.

Ela está apaixonada pela amigo de infância, Takezo,já há vários anos, mas mostra-se incapaz de lho dizer, por medo de ser rejeitada.


Das três irmãs, ela é a mais parecida com o pai, sendo que herdou o cabelo vermelho dele, embora mantenha os olhos azuis como os da mãe e das irmãs.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Larami

O aniversário (fictício) da Larami foi no dia 3 de Julho.

A Larami pertence ao meu projecto Alma e ela é uma alma de cor castanha. Brincalhona, mas a roçar a barreira do perigoso, em vida ela cometeu vários erros, daí a cor castanha e as pequenas asas nas costas.
Tem vários piercings, que a marcaram tanto em vida que a própria alma os assimilou.

Takezo e Arashi

Um destes dias terminei esta pintura digital:
Embora represente duas personagens da minha história Vermelho Sangue (o Takezo e a Arashi), não posso garantir que esta cena alguma vez ocurrerá na história. Pode ser que sim, mas também pode ser que não. A verdade é que gosto muito da ideia deste casalinho, mas eles são do tipo que não fica junto. Logo veremos ...
Para já interpretem isto como o desvaneio de uma autora.

Noutra nota, estou muito mais satisfeita com este novo penteado do Takezo do que os anteriores (podem ver aqui e aqui). Já há bastante tempo que tinha decidio seguir este estilo, mas ainda pouco o usei.
E não estranhem as cores de cabelo. São propositadas e como a história é de fantasia, também não há mal.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (1)

Ontem, como tinha já falado, estive entre as 22h e as 24h na Avenida da Liberdade em Barcelos, a fazer parte do atelier de artes plásticas da Festa da Juventude 2010, organizada pela Casa da Juventude de Barcelos.
Confesso que este tipo de eventos me deixam um pouco nervosa e a imaginação não vem quando estou sentada a uma mesa com dezenas de pessoas a passarem à minha volta (mesmo quando nenhuma está a olhar especificamente para mim).
A primeira coisa que notei foi a diferença em relação ao ano anterior, em que quando lá estive só estava outra pintora comigo. Este ano estavam lá mais quatro artistas, e tanto quanto sei há horas em que chegam a estar 8 ao mesmo tempo, o que é excelente!
Conhecia duas meninas que lá estava, a Carla e a Leonor, que além de já terem participado em Workshops onde eu também participei, estiveram nas aulas do pintor António Cunha, enquanto eu também lá andei (depois por força maior grande parte do grupo deixou de ir às sessões).
Todos estavam a pintar, à excepção de mim, que, como tinha pouco tempo para lá estar, decidi apenas desenhar (e também como tive de ir a pé, não ia andar com cavalete, tela, tintas e pincéis atrás de mim ao longo de quase dois quilómetros).
Enfim, como a inspiração falhou, acabei por desenhar o que me veio à cabeça e aqui ficam os resultados:
Enquanto desenhava este desenho (acima) estava lá um rapaz muito simpático (ainda há crianças bem educadas) que elogiou muito este desenho. XD Estivemos um pouco a falar porque ele disse que gostava de desenhar, mas que não tinha muito jeito. Disse-lhe que a prática faz o mestre e repeti o mesmo aos pais, porque não sei se era o caso, mas há muitos pais que não incentivam as artes criativas nas crianças.
Ainda durante este desenho apareceu lá uma menina, acompanhada da mãe e dos irmãos, que quis desenhar e eu lá lhe dei papel e deixei-a usar os meus lápis. Tão querida!

Gosto muito do desenho da esquerda e convém notar que ambos desenhos foram feitos directamente com canetas/marcadores, sem o uso do lápis. Sempre gostei de fazer este tipo de exercício, mas como se pode ver, umas vezes sai bem (esquerda) e outras vezes sai mal (direita), Bem, ao menos não é dos piores que já fiz.

Este último conjunto que fiz foi primeiro desenhado com um lápis azul, e depois delineado com um lápis grafite preto (cinza?). à excepção do de baixo que ficou mesmo só a azul (adoro a cor azul).

Para além destes desenhos eu bem tentei começar a trabalhar no desenho de personagens para o projecto Heroína (alguns já estão feitos, mas a maioria não), só que não me estava a sair muito bem e acabei por deixar o desenho a meio e passar para outras bandas (vê-se que não deu lá muito bom resultado.
Veremos se na sexta-feira as coisas correm um pouco melhor.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Libian e Herus

No dia 1 de Julho tivemos dois aniversariantes. O Libian e a Herus, que pertencem ao meu projecto Alma.

Não posso revelar muito sobre estas personagens pois as histórias de ambos (que acabam por ser uma só história) é uma parte fulcral da trama de Alma, e assim sendo não posso estar aqui a dizê-lo, certo?
De qualquer forma posso adiantar algumas coisas.
Ambos são almas de cor branca, a cor mais rara de todas. Eles viveram no mesmo período de tempo e partilharam quase tudo. Em vida eram absolutamente inseparáveis e depois de mortos, continuavam em busca um do outro.
Dos dois a Herus é a mais confiante e o Libian é mais frágil e por isso era ela quem acaba por o proteger sempre. O amor que os une está para além de uma simples amor entre homem e mulher e por isso a separação os magoa tanto.
E termino por aqui, para não acabar a dizer mais do que devia. XD

Nota: Eles não são anjos. Têm a auréola, têm asas enormes nas costas (que eu não coloquei aqui para não dificultar a visão das personagens) e também têm  pequenas asas nos pés, mas tudo isso é simbologia das almas e é uma consequência das acções que ambos tiveram em vida (como no caso contrário do Ortiga).

terça-feira, 20 de julho de 2010

Deror


Ainda no mês passado, dia 26, deu-se o aniversário fictício de mais uma das minhas personagens. Desta vez é o Deror (anteriormente conhecido por Dwight).
O Deror faz parte da minha novela de fantasia V.I.D.A. e a razão porque o desenhei nu é porque durante o livro todo ele está nu. Não perguntem porquê, pois ao responder já estaria a dar informações a mais sobre a história.Assim sendo não achei que teria muito sentido desenhá-lo vestido. De qualquer forma também não se vê nada de mais, por isso imagino que não choque ninguém.
O Deror é muito expressivo e adora a sua liberdade. Aqui está a voar planar, pois é nesses momentos que ele se sente mais vivo.

Em breve volto com mais.

Festa da Juventude 2010

Este ano vou estar mais uma vez presente na Festa da Juventude de Barcelos, que se realizará entre os, dias 20 e 24 deste mês, na Avenida da Liberdade, bem no centro da cidade.

Estarei lá no atelier de artes na quarta-feira (dia 21) entre as 22h e as 24h, no mesmo horário na sexta-feira (dia 23) e ainda no sábado entre as 18h e as 20h.

Maioritariamente estarei a fazer desenho livre, banda desenhada e talvez umas pinturas a aguarela. Não irei pintar em tela porque não tenho modo de andar com os materiais atrás de mim como fiz no ano passado. Ainda assim espero fazer umas coisas interessantes e experimentar um pouco mais com as aguarelas (possivelmente só no sábado é que as usarei).
Deverão lá estar vários outros artistas para além de mim, já que a Casa da Juventude é que me contactou e acredito que tenha feito o mesmo a outros.

Depois  colocarei aqui os resultados dos trabalhos.

sábado, 17 de julho de 2010

Libidinosus ~ Sensual

Há mais de um ano atrás (nem acredito que já passou assim tanto tempo) tentei desenhar uma pin-up. O resultado não ficou nada parecido com o estilo, mas ainda assim gostei suficientemente do desenho para o querer pintar.
Até hoje esteve esquecido no disco-duro do computador, à espera de ser terminado.
Não está nada de especial, mas gosto das cores e do fundo (que me deu um trabalho dos diabos) que não se pode apreciar na totalidade aqui porque a figura tapa quase tudo..
Podem ver o esboço original aqui.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Sente-se

Há cerca de duas semanas atrás, estava eu muito relaxada, sentada no "jardim velho" da cidade quando surgiu uma menina, muito simpática, a pedir-me para aparecer numa filmagem.
No âmbito do Ano Europeu do Combate à pobreza e à Exclusão Social, ela e um amigo estavam a preparar um vídeo.
Eu só tive de me sentar, olhar para a rapariga do lado e levantar-me. Simples, não é?
De qualquer forma aqui fico o trabalho final. Eu sou a rapariga de cor-de-rosa que aparece ao tempo 0:11 e logo volta a desaparecer.


Vejam também os restantes trabalhos no canal joaofm20, pois valem bem a pena. (Se alguém souber se eles têm um site ou blog, por favor avisem-me).

Escusado será mencionar que este trabalho não é meu.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rie

20 de Junho foi a data escolhida para o aniversário (fictício) desta personagem:

Rie é a protagonista do projecto Lobo & Dragão.
Muito experiente nas artes marciais, treinada desde muito nova para poder um dia continuar a arte familiar, ela desenvolveu um temperamento algo difícil e nutre uma rivalidade obsessiva com Unkei (o outro protagonista).
Mais madura que a sua irmã mais velha, mas ao mesmo tempo algo ingénua, Rie costuma criar inimizades por onde passa, o que já lhe valeu uns quantos problemas. Apesar de tudo ela ama muito a família e, os poucos amigos que tem, trata-os com muito carinho, sendo capaz de tudo por eles.

Esta história (Lobo & Dragão) é das mais antigas que imaginei, e como podem adivinhar, é amplamente baseada nos mangas japoneses. Ainda assim acho que, no que respeita às personagens, tem muito potencial e por isso espero um dia ainda poder completá-lo como merece.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ortiga

No dia 13 de Junho houve mais um aniversariante (fictício). Desta vez foi o Ortiga, do projecto Alma.

Ortiga é, à semelhança da Biac, uma alma. A cor dele é o negro, pois em vida ele foi bastante cruel, ao ponto de assassinar várias pessoas. A sua alma tem asas de demónio, uma cauda escamosa e uns espinhos que ele tem nas costas (não se vêem no desenho).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Pluvia ~ Chuva

Não sei há quanto tempo tinha este desenho numa pasta do computador, à espera de ser terminado, mas este fim-de-semana lá me lembrei de ver essas pastas e terminar algumas coisas que já há muito rogavam para serem terminadas.
Na ilustração temos o Jarad, uma personagem do projecto Alma. O fundo já estava feito há muito tempo mesmo, e não o alterei em nada pois não estava com a imaginação em alta para fundos. O desenho da personagem também estava completo há bastante tempo, mas é um pouco mais recente.
Senti-me muito bem ao regressar à pintura digital, e pus-me a pensar "porque é que não tenho mais tempo para isto?".
A vida obriga-nos a estabelecer prioridades, mas felizmente, sempre que quero e posso, acabo por regressar a estas pequenas coisa. Não pratico o suficiente para evoluir, mas ao menos não vou ficando pior por falta de prática.

sábado, 3 de julho de 2010

Biac

12 de Junho marcou o aniversário (fictício) da Biac, uma personagem do meu projecto Alma.

Biac é uma "alma" (no sentido literal da palavra), por isso é que tem uma cauda. A sua cor é o laranja (na história as almas têm diferentes cores, conforme as personalidades), o que é uma demonstração do facto de ela ser uma trapaceira, que gosta de enganar os outros e por vezes até prejudicá-los. Não chega a ser verdadeiramente maldosa, mas também não é um "amor" de pessoa.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

200 desenhos

Na verdade não são 200 desenhos, mas antes 200 posts (incluído este).
Aqui fica uma pequena imagem ligeiramente foto-manipulada, aproveitando a onda do post 100 (já lá vai mais de um ano desde que atingi a meta anterior):
Related Posts with Thumbnails