Mostrar mensagens com a etiqueta geral. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta geral. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Boas Festas - 2018



Desejo a todos vocês, e aos vossos familiares, umas boas festas, caso celebrem esta quadra. Senão, um bom início de ano!

P.S.: Caso não reconheçam as personagens na imagem, trata-se da Lina, o Zanzan, a Momutte e a Garnath, do meu projecto “Alma”

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

2017 passou a voar e 2018 está prestes a levantar voo

Olá a todos!
Espero que este início de ano tenha sido maravihoso, e que se mantenha bom durante o resto de 2018.

Como vem sendo habitual, no início de um novo ano há que olhar para trás, ver o que foi feito e o que ficou por fazer.

2017 começou bem, comigo a fazer esboços diariamente. Depois os esboços foram-se tornando semanais e ocasionais, até que quase pararam. Não cheguei ainda a publicar toda a minha produção do ano aqui no blog mas pouco falta, e na recta final de 2017 a coisa não correu nada bem.
Mesmo assim estou feliz. Sei que pratiquei muito mais o meu desenho, incluíndo o de improviso na rua, e isso para mim já é muito bom.

Muito recentemente comprei um tablet, na esperança de conseguir usar esta ferramente também para o desenho. Ainda mal comecei a explorar as suas potencialidade mas é uma das coisas que quero fazer em 2018: melhorar o meu desenho e ilustração digital. Estou enferrujada!

Outra coisa que vou esforçar-me por fazer e 2018 é voltar a trabalhar no "Lobo & Dragão". As actualizações semanais não irão regressar mas espero pelo menos publicar algumas páginas este ano, para reavivar o projecto e o meu entusiasmo por ele.

Por outro lado também pretendo voltar a trabalhar nas ilustrações para a minha série "Heroína".

Infelizmente muito disto está pendente de algo que, neste momento, não tenho. O meu PC deixou de funcionar há dois anos e na semana passada também o meu portátil decidiu dar o berro. De momento está para arranjar mas não sei se o conseguirei recuperar e só com a tablet não conseguirei fazer nada disto mas entretanto vou-me entretendo.
Tudo se resolverá!

E vocês? Que de bom tiram de 2017 e o que esperam cumprir em 2018?


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

2016 arquivado e 2017 estreado

Eu nem consigo acreditar que o blog Asas da Mente está prestes a completar 9 anos!
Tenho de preparar algo especial para vocês!

Ora como terminou mais um ano há o sempre habitual apanhado anual. E como já devem saber não há muito para contar. 2016 foi um ano tão mau ou pior que o seu antecessor, a nível de desenho. Pese embora eu tenha feito bastantes esboços, a maioria dos quais nem vos cheguei a mostrar.
“Lobo & Dragão” teve mais uma pausa forçada.
Na verdade eu não senti que tivesse evoluído de todo, chegando mesmo a acreditar que a minha qualidade artística tivesse decrescido em relação aos últimos anos, ou, no mínimo dos mínimos, estagnado de forma deprimente.
Razões pessoais, profissionais e demais levaram-me a uma situação que me deixa humilde perante vocês. Há que mudar isso!
Por isso mesmo iniciei 2017 a desenhar, e tenho feito esboços novos todos os dias. Nem todos são bons mas são boa prática! É bom voltar a desenhar com regularidade, mesmo que por vezes o faça à pressa. Aqui ficam alguns exemplos do que tenho andado a fazer:





Tenciono ir-vos mostrando estes esboços com regularidade, para dar um pouco mais de vida ao blog.
E para já só isto irei revelar dos meus planos para 2017, porque não quero divulgar metas que poderei não voltar a cumprir. Mas, acreditem, estou a trabalhar para que vos possa trazer muitas novidades ao longo do ano.
E vocês têm planos para 2017?

sábado, 24 de dezembro de 2016

Boas Festas

Desejo um Feliz Natal para todos os que festejam esta época, e votos de um excelente Ano Novo!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Esboçando 2016


2016 já deu passos largos e estava a faltar um apanhado do que se passou em 2015, aquele que, no início, parecia vir a ser um ano promissor em termos artísticos, acabou por ser uma decepção, tanto para mim como para quem seguia o meu blog e os meus comics. 2015 foi um ano caótico para mim, com muitas alterações a nível pessoal, profissional e emocional. Infelizmente isso reflectiu-se na minha arte, na minha escrita e em todos os níveis da minha vida, maioritariamente de uma forma negativa
«Águas passadas não movem moínhos», já diz o velho ditado, e no entanto é inegável que o blog Asas da Mente tem estado estático há tempo de mais. Isso espero que vá mudar já em Fevereiro.

Mas quanto a 2015 a mudança mais notória, aqui no Asas da Mente, foi o facto de o meu webcomic “Lobo & Dragão” ter entrado numa pausa que se prolongou por mais tempo do que eu inicialmente previra. E nesse campo posso já afirmar que em Fevereiro o Lobo & Dragão voltará a ser actualizado com regularidade. YAY!

 E, como já é habitual, falta-me analisar os objectivos a que me tinha proposto no início do ano:
– Dar seguimento à banda desenhada “Lobo & Dragão“ PARCIALMENTE CUMPRIDO
– Participar em mais um 24 Hour Comics POR CUMPRIR
– Fazer mais vídeos sobre o meu processo de desenho e alguns sobre o processo de pintura POR CUMPRIR 
– Fazer pelo menos um booktrailers POR CUMPRIR 
– Lançar “Apetite Voraz” (a curta de animação que já está feita há uns anos mas nunca mostrei) POR CUMPRIR

 Para 2016 não vou demarcar objectivos precisos. Planeio focar-me no “Lobo & Dragão” e em treinar os meus métodos de desenho e de ilustração. Mas não vou definir nada preciso pois nos últimos anos o estabelecimento de metas anuais não funcionou e há que mudar de táctica.

Por fim fica o convite para que comentem este post com os vossos objectivos de 2016, caso os tenham, e também gostaria de saber se a nível artístico, em 2015, fizeram tudo o que queriam ou mais ainda.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Desejos para 2015


O ano não teria início como deve de ser se eu não publicasse uma qualquer lista de resoluções, por isso aqui vão três. XD

Desenho:
- Dar seguimento à banda desenhada "Lobo & Dragão";
- Participar em mais um 24 Hour Comics;
- Fazer mais vídeos sobre o meu processo de desenho e alguns sobre o processo de pintura;
- Fazer pelo menos um booktrailers;
- Lançar "Apetite Voraz" (a curta de animação que já está feita há uns anos mas nunca mostrei);
Leitura:
- Terminar pelo menos 3 séries literárias que esteja a seguir:
- Terminar pelo menos 10 séries de manga que esteja a seguir;
- Ler mais Banda Desenhada e Manga do que em 2014;
- Terminar de ler todos os livros que estão em stand-by e que estou sempre a dizer que vou terminar.
- Actualizar o blog Floresta de Livros com mais frequência que em 2014;
Escrita:
- Lançar 3 histórias da "Heroína";
- Acabar de escrever "Água Mole em Pedra Dura";
- Acabar de escrever todos os contos que estão em aberto;
- Participar no NaNoWriMo;
- Concorrer a concursos literários e/ou fanzines ou outros projectos semelhantes;
- Actualizar o blog Caneta, Papel e Lápis com mais frequência que em 2014;

Resumo 2014

Começou mais um ano! Um excelente 2015 para todos!
Como já vem sendo hábito, chegou então altura de fazer um apanhado do que fiz em 2014 que, convenhamos, em termos de desneho não foi grande coisa. No início de 2014 eu fiz uma listinha que tinha toda a intenção de cumprir, mas vamos ver como isto correu mal:

- Ilustrar pelo menos 5 histórias da Heroína NÃO CUMPRIDO. Só ilustrei 1,5.
- Desenhar pelo menos 2 vezes por semana NÃO CUMPRIDO. Comecei bem o ano mas rapidamente deixei de fazer isto assiduamente.
- Terminar e publicar a BD "Lobo & Dragão" CUMPRIDO. A BD está a ser publicada neste momento.
- Publicar, pelo menos, uma BD em ebook NÃO CUMPRIDO. 
- Revitalizar o site DreamGazer Studios, assim como os outros sites a ele ligados (Alma, Lobo & Dragão, Que Sorte a Minha e Portefolio) CUMPRIDO (PARCIALMENTE).
- Treinar a trabalhar com a minha Wacom NÃO CUMPRIDO.
- Fazer e publicar vídeos de desenho/ilustração no youtube CUMPRIDO. Podem ver alguns dos vídeos AQUI.
- Fazer booktrailers/bookteasers para todos os lançamentos (e os que já foram lançados) NÃO CUMPRIDO.

Como vêem a coisa correu mal. Enfim, vou tentar que 2015 seja bastante melhor e fiquem atentos que a lista de objectivos para 2015 vai sair já de seguida.

domingo, 5 de janeiro de 2014

Desejos para 2014

Em 2014 eu gostava de fazer muito mais do que fiz em 2013 mas também tenho de ser realista e sei que, nesta fase da minha vida, o tempo escasseia.

Ainda assim existem algumas metas que eu quero estipular e que quase de certeza consigo cumprir:
- Ilustrar pelo menos 5 histórias da Heroína;
- Desenhar pelo menos 2 vezes por semana (Neste caso tenho cadernos que são metade folhas de linhas e metade folhas de desenho, que espero preencher; num dia escrevo, noutro desenho);
- Terminar e publicar a BD "Lobo & Dragão";
- Publicar, pelo menos, uma BD em ebook;
- Revitalizar o site DreamGazer Studios, assim como os outros sites a ele ligados (Alma, Lobo & Dragão, Que Sorte a Minha e Portefolio);
- Treinar a trabalhar com a minha Wacom;
- Fazer e publicar vídeos de desenho/ilustração no youtube;
- Fazer booktrailers/bookteasers para todos os lançamentos (e os que já foram lançados);

E acho que já é muita coisa. E vocês? Em termos de desenho, ilustração, que planos têm para 2014?

Resumo 2013

Mais um ano chegou ao fim e é tempo de analisar o que foi feito e o que não foi tão bem feito.
No início de 2013 eu fiz uma lista do que queria cumprir e agora vejamos o que foi realizado:

- Participar no 24 Hour Comics, ou num 12 Hour Comics FALHADO! Não participei em nenhum, mais por falta de oportunidade que outra coisa.
- Continuar com a rubrica Lápis Proibido com assiduidade FALHADO! Apesar de no início ter publicado com alguma regularidade, nos últimos meses desleixei-me. Tenho muitos que estão feitos mas ainda não estão no blog mas, mesmo assim, não desenhei tanto quanto imaginar.
 - Desenhar Capas para os meus ebooks FEITO! Não só fiz capas para os meus ebooks como também para ebooks de outros autores.
- Desenhar Ilustrações para as minhas histórias (romances) FEITO! Desenhei tanto para "Heroína" como para "Angel Gabriel - Pacto de Sangue".
 - Finalizar a BD "Lobo & Dragão" (a que comecei no 24HC de 2011) FALHADO! Só consegui ainda fazer metade das páginas.
 - Disponibilizar algumas das minhas BDs em ebook FALHADO! Não tive possibgilidade de trabalhar nisto, muito por culpa de não saber muito bem como fazer isto funcionar de forma dinâmica. Para mim não basta fazê-lo em PDF, eu quero algo mais interactivo, mais divertido para o leitor, e isso é difícil.
 - Participar (ou tentar) em pelo menos uma fanzine com BD e/ou ilustração FEITO! Participei na Nanozine 8 com duas ilustrações e na Fénix 2 com uma ilustração da A.C. Silva pintada por mim.
 - Reorganizar e relançar o site DreamGazer Studios FALHADO! Algo em que tenho pensado muito ultimamente, mas que não tive oportunidade de fazer.

Por tudo isto, e mais algumas coisas, 2013 não foi um ano particularmente produtivo, infelizmente. Espero que 2014 seja melhor.

E vocês? Conseguiram fazer tudo o que queriam?

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Desejos para 2013

Conforme vem sendo hábito, em 2013 vou estabelecer alguns desejos. Não vou chamar-lhes objectivos porque isso parece muito de obrigatoriedade, são desejos e de tudo farei para os cumprir.

Aqui fica a lista:

- Participar no 24 Hour Comics, ou num 12 Hour Comics;
- Continuar com a rubrica Lápis Proibido com assiduidade;
- Desenhar Capas para os meus ebooks;
- Desenhar Ilustrações para as minhas histórias (romances);
- Finalizar a BD "Lobo & Dragão" (a que comecei no 24HC de 2011);
- Disponibilizar algumas das minhas BDs em ebook;
- Participar (ou tentar) em pelo menos uma fanzine com BD e/ou ilustração;
- Reorganizar e relançar o site DreamGazer Studios;

E é tudo para já.
E vocês, que objectivos/desejos artísticos têm para 2013?

Resumo 2012

No início de 2012, fiz uma pequena lista de objectivos. Será que a cumpri? Vamos descobrir.

- Participar no 24 Hour Comics, ou num 12 Hour Comics Não fiz, porque este ano calhou num dia mau para mim e não tive oportunidade de me organizar noutro dia;

- Participar no ScrtiptFrenzy Feito! Escrevi mais de 70 páginas de guião para "Lobo & Dragão" e ainda delineei grande parte da trama seguinte;

- Finalizar a publicação online de "Garnath e a Bola de Cristal" Feito! Podem ler a BD completa AQUI;
- Finalizar a BD "Lobo & Dragão" (a que comecei no 24HC de 2011);

- Participar (ou tentar) em pelo menos uma fanzine com BD e/ou ilustração Feito! Participei na Zona Nippon 1, com uma BD ("Não Alimentem a Caveira") e uma Ilustração; na Nanozine 5 com a ilustração da capa e na Nanozine 7 com a foto da capa;

- Relançar Portefólio online Feito! Podem ver o portefólio AQUI:

- Reorganizar e relançar o site DreamGazer Studios Não fiz, talvez em 2013 mas elaborei uma estratégia, falta só pô-la em prática:

- Suprimir o livejournal do DreamGazer Studios Feito!Não fazia sentido manter o Livejournal já que praticamente ninguém o lia. Ao invés coloquei neste blog o tradutor do google. Afinal este blog vale mais pelas imagens que pelos textos.

No geral não foi um mau ano para os objectivos e embora eu gostasse de ter feito mais e de ter mais para mostrar aqui no blog, acreditem que temia que fosse pior.
Já a seguir vou publicar os objectivos ara 2013. Fiquem atentos!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Boas Festas


A todos os que me acompanharam e apoiaram neste ano, um Bom Natal e um Ano Novo melhor que todos os anteriores.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Desconhecimento ou Ingenuidade

Ontem, enquanto estava mais uma vez na mostra de arte ao vivo, na Festa da Juventude de Barcelos, passou-se algo que ao princípio estranhei e só mais tarde compreendi.
Tudo começou pouco depois de me ter sentado na mesa de desenho. Ao início tentei começar um desenho a lápis, mas não me sentindo verdadeiramente inspirada, pus de lado o desenho e tirei da mochila umas páginas de BD que tinha a lápis e que queria passar a limpo. O método que uso para tal é usar uma folha de papel vegetal grossa, por cima da página a lápis, e depois fazer a arte final na folha de papel vegetal (bem sei que há outro métodos, mas este é o meu, para já).
Colei as páginas à mesa, para não voarem, e lá me dediquei ao trabalho. O meu objectivo, de certa forma, era também mostrar a quem lá passava, uma das maneiras de se fazer BD.
Qual não foi o meu espanto quando começo a ouvir umas risadas ao meu lado. Um grupo de raparigas estava a apontar para o que eu estava a fazer e a rirem-se descaradamente. Claro que fiquei um pouco zangada, mas não fiz nada, nem disse nada. Afinal, nem todos sabem apreciar o trabalho dos outros.
Continuei o que estava a fazer, mas à medida que trabalhava nas outras vinhetas, sentia mais pessoas a comentarem sarcasticamente o meu trabalho. Aquilo irritou-me de tal forma, que pus a página de BD de lado e comecei a trabalhar noutra coisa, irritadíssima pela incompreensão. Cheguei mesmo a pensar sair mais cedo e ir para casa, mas depois de eu largar a BD as coisas amainaram.
De certa forma pensei que, talvez, a ignorância geral tivesse chegado a um tal ponto que desenhar BD fosse agora algo só para os 'miúdos' fazerem, mas ao mesmo tempo não conseguia acreditar nisso.
Fui-me distraindo com as crianças curiosas e imaginativas que por lá iam passando, muito mais frontais, mas também valorizadoras do trabalho dos outros.
Tinha já praticamente esquecido o 'incidente' da BD, quando ao fim da noite oiço uma menina dizer ao pai: "Olha papá! A menina afinal não está a copiar os desenhos. Vês! Não tem outro desenho por baixo. É ela que faz tudo."
E aí foi como se algo no meu cérebro fizesse clique!
Percebi finalmente que quem me viu a fazer a arte-final na BD, julgou que eu estava a copiar o desenho de outra pessoa (como se eu fosse uma criança de 5 anos!!!). Fiquei furiosa, senti-me ultrajada, mas também me senti a mais ignorante e ingénua pessoa à face da terra. Afinal, como haveriam eles de perceber o que eu estava a fazer? É claro que as pessoas saltam logo para conclusões precipitadas quando não percebem muito sobre determinado assunto. Eu é que devia ter pensado nisso e nem sequer ter tido a ideia de ir para lá fazer a arte-final da BD com papel vegetal. A minha intenção foi puramente artística e profissional, mas infelizmente fui muito mal interpretada, e vista como uma 'copiona' sem talento.
Não estou zangada com os outros pelo seu desconhecimento, mas sim comigo mesma pela minha ingenuidade. Tão habituada estou a estes processos, que já não me recordo que os outros não sabem estas coisas e que por isso vão julgar baseado no pouco que sabem.
Talvez não devessem, porque afinal, que tolinha iria para uma mostra de arte ao vivo copiar a arte de outro?, mas não posso culpabilizar ninguém senão eu.

É triste quando não somos compreendidos, e ainda mais quando somos motivo de chacota apenas por causa dessa incompreensão, mas a vida segue em frente. Lição aprendida!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Férias 2011

Só uma nota para avisar que vou estar de férias e não vou ter Internet entre 1 e 9 de Abril, o que significa que não vai haver posts.
Entretanto, desenhem muito.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Férias

Só para deixar um aviso que vou estar fora do país até ao dia 14, e por isso não deverão haver actualizações até lá.
Quando voltar, no entanto, espero ter alguns desenhos para mostrar, dependendo da possibilidade que tiver de pegar no meu novíssimo Moleskine e na minha caneta Sakura.
Vou tentar aproveitar, mas logo veremos como correm as coisas.

Até lá, desenhem muito!
Related Posts with Thumbnails