quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Lápis Proibido 04

Na continuação dos anteriores desta rubrica, hoje trago mais quatro desenhos, recentes, feitos com diferentes canetas. Como sempre, estes desenhos não foram feitos com esboço prévio e por isso poderão não ser anatomicamente realistas ou proporcionais.
Desenho a caneta - de Ana C. Nunes
O primeiro retrata uma senhora idosa, cheia de rugas. Enquanto desenhadora acho fascinantes os traços da idade que são, no final de contas, um desafio no desenho.
Material usado: Pitt artist pen da Faber-Castel - Sanguine 188; Sakura Pigma Micron 005 cor castanha.
Desenho a caneta - de Ana C. Nunes
 Este desenho não começou por ser o que é. Quando pus a caneta no papel não era bem esta a pose que pretendia, daí que tenha ficado algo ... estranha. Em contrapartida gostei de como ficaram os lábios e a mão. as mãos e os pés são das coisas que mais tenho dificuldade em desenhar a lápis, quanto mais a caneta.
Material usado: Sakura Pigma Brush; TomBow ABT 885 e 515.
Desenho a caneta - de Ana C. Nunes
Houve ali um momento em que julguei que este desenho estava irrecuperável, pois tinha sarrabiscado umas linhas que não sabia como 'salvar', mas depois decidi tentar e lá consegui arranjá-lo de forma a ficar apresentável, com mais riscos e aqui e acolá.
Material usado:Schneider Topliner 967.
Desenho a caneta - de Ana C. Nunes
Não foi propositado, mas este esboço super-rápido faz-me lembrar um pouco o traço do autor do manga "Hunter x Hunter" numa das aventuras mais recentes. Quem me dera ter um décimo do talento do senhor, mas esta confusão de linhas lembra-me um pouco (só um pouquinho XD ) algumas personagens do grande mangaka, Yoshihiro Togashi. Leiam o manga!
Material usado: Sakura Pigma Micron 01.

4 comentários:

rui alex disse...

A terceira ilustração ficou muito bem, é sempre possivel salvar como uma vez me mostraste :)

O esboço super-rápido ficou deveras interessante, a expressividade está lá, mesmo com poucos traços!

A do moço deitado ficou estranha, sim. No minímo xD

Sara Bandarra disse...

Olá Ana,
Vejo que continuas a trabalhar muito.
Vou sugerir-te que faças uma experiência: deixar o realismo na representação da figura humana e desenhar com mais liberdade. Não é fácil para ti conseguir uma boa relação entre as proporções da figura humana. Assume isso, deforma com coerência. Gostei do traço da senhora idosa deste post, usa e abusa dele.
Procura o trabalho da ilustradora Mariana a miserável. Não tem nada a ver com os comics que segues, mas vale a pena veres.
Bom trabalho!

Ana C. Nunes disse...

Sara,
Obrigada pelas sugestões. Eu não estou a tentar ser realista. Estou apenas a seguir o meu estilo, nada mais.
Não me dou com estilo cartoon, não me dou com estilo realismta, por isso fico algures no meio. No entanto até eu sei quando um desenho não fica como quero e há um mínimo de proporção física que tento sempre cumprir.
Obrigada! :)

Sara Bandarra disse...

Ok. Continua a deixar a tua mente voar.... Bom trabalho!

Related Posts with Thumbnails