segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Incentivo 6

Já aqui publiquei vários 'incentivos' ao voto no TopWebComics: primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto, deixo agora ficar o sexto:

Alma,illustration

Esta personagem permanecerá incógnita, pois caso a revelasse, seria um grande spoiler para uma das tramas centrais do meu romance (livro) no qual este é baseado, "Alma".
Posso no entanto adiantar que não aparece no webcomic "Garnath e a Bola de Cristal" (enquanto alma).

Se gostaram do webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", não se esqueçam de votar nele AQUI e assim poderão ver uma outra imagem. E não se esqueçam que há uma nova (pequena) imagem todas as terças-feiras.

sábado, 29 de outubro de 2011

NaNoWriMo 2011

Pelo quarto ano consecutivo, vou participar no NaNoWriMo que, para quem não sabe, um desafio que convida os participantes a escreverem um livro de 50.000 palavras em 30 dias – Novembro.
Como tal, este blog vai ser muito poucas vezes actualizado no próximo mês e espero que compreendam a situação.
Desenhem muito, ou no caso de outros participantes no NaNoWriMo, escrevam muito.

Como curiosidade, é capaz de ser interessante para os seguidores do blog saerem que a história que vou escrever é 'companheira' da BD que já aqui falei: "Não Alimentem a Caveira".
Este romance que vou escrever é a história central que 'inspirou' a curta BD que ainda não está feita mas que já mencionei cá e até fiz alguns desenhos (aqui, aqui e aqui).

Se estiverem interessados, podem seguir toda a aventura através do meu blog de escrita: Caneta, Papel e Lápis. A história que vou escrever está temporariamente intitulada de "Não Apodreças nos meus Braços" (e não é sobre zombies).

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Garnath e a Bola de Cristal - Pág. 12

É dia de mais uma página da Banda Desenhada "Garnath e a Bola de Cristal".
Já vamos na 12ª página! Metade do total.

Podem ler a nova página em Português ou em Inglês.

Alma,illustration 

Desfrutem e, se gostaram da BD, não se esqueçam de votar no TopWebomics.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um esboço de 2007

Ontem estava à procura de um caderno sem linhas com poucas folhas de sobra (para dar a uma criança para desenhar) e durante a busca encontrei este esboço de Agosto de 2007:
É um esboço da Rie, protagonista do Lobo & Dragão, mas nem é bem por já ter 4 anos que o pus aqui e sim porque ao vê-lo me dei-me conta do quanto NÃO evolui nos últimos anos.
Ao olhar para este esboço, noto muito poucas diferenças quanto ao meu estilo actual e tendo em conta que este já tem 4 anos. isso diz muito sobre a minha falta de evolução artística nesse espaço de tempo. Por um lado poderia significar que encontrei o 'meu' estilo e se assim fosse não era mau, mas a verdade é que e não sinto que encontrei o 'meu' estilo e por isso vejo esta falta de evolução como apenas isso mesmo. FALTA.
Claro que pequenos detalhes sei que não se mantém os mesmos, mas no geral é assim que desenho hoje em dia e de certa forma isso não me deixa triste quanto ao meu estilo, mas faz-me relembrar que se eu tivesse a possibilidade de treinar mais, podia já ter chegado um pouco mais longe.
No entanto também foi curioso encontrar um esboço de há quatro anos atrás, que se pareça tanto com algo que eu desenharia hoje. Acho que naquela altura raramente fazia desenhos assim e ainda hoje luto para decidir exactamente qual o meu 'estilo'. Talvez um dia eu o encontre (ou ele me encontre a mim).

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Incentivo 5

Após publicação do primeiro, segundo, terceiro e quarto incentivos ao voto no TopWebComics, aqui fica o quinto:

Alma,illustration

A personagem aqui retratada chama-se Guisa  e não chega a aparecer no webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", surgindo apenas no romance (livro) no qual este é baseado, "Alma".
Podem ver também outros desenho da Guisa, aqui, aqui e numa página de BD solitária, aqui.

Se gostaram do webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", não se esqueçam de votar nele AQUI e assim poderão ver uma outra imagem. E não se esqueçam que há uma nova (pequena) imagem todas as terças-feiras.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Garnath e a Bola de Cristal - Pág. 11

Terça-feira é dia de mais uma página de Banda Desenhada para o meu webcomic "Garnath e a Bola de Cristal".
Estamos já na pág. 11 e temos laivos de algum romance e muitos ciúmes (nada de mais).
Alma,illustration
Podem ler em Português ou em Inglês (English).
Se gostam da Banda Desenhada, não se esqueçam de apoiar, votando no TopWebcomics (facultativo, claro)

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

24 Hour Comics 2011 - Um resumo

Como sabem aventurei-me novamente no 24 Hour Comics (desenhar 24 páginas de Banda Desenhada em 24 horas), no passado sábado, dia 15 de Outubro. Este ano tive a companhia virtual do Rui Alex. Que muito me ajudou a ficar acordada e a tentar dar mais.
O resultado desta maratona foi que, mais uma vez não terminei por completo as 24 páginas, mas posso dizer que estão todas esboçadas e que 11 estão já com arte-finalizada. Embora não tenha completado o desafio, já fico contente com o resultado, pois 11 páginas finalizadas para mim já são muita coisa e especialmente porque tenho as restantes 13 já em avançado estado de delineação.
A verdade é que poderia ter feito mais, mas não fiz por uma razão: quis que as páginas ficassem finalizadas com qualidade. Isto foi uma decisão que tomei no momento e não estava planeado. Se tivesse seguido com o plano original (que está de acordo com o desafio) então provavelmente tinha conseguido fazer a arte-final nas 24 páginas, mas como decidi dedicar-me mais aos detalhes, acabei por demorar bastante mais tempo do que seria suposto ‘gastar’ em cada página. Repito, não foi planeado, mas foi deliberado. Daí eu estar satisfeita (em parte) com o resultado.
Claro que, tendo em conta o verdadeiro espírito do 24HC, eu falhei, redondamente, mas não se pode vencer sempre e mais vale uma vitória parcial do que vitória nenhuma (e 11 páginas já são um grande avanço para quem tem andado tão afastada da BD, à excepção da “Garnath e a Bola de Cristal”).

Para os curiosos, fica um resumo do que se passou nas 24 horas:
- Eu e o Rui Alex começamos a maratona às 9h30, sintonizando-nos através do Skype, por onde mantivemos contacto todo o tempo;
- Não fiz as thumbnails de todas as páginas e decidi antes começar de imediato a esboçar as 24 páginas seguidas, com intenções de assim que estivessem as 24 delineadas, avançar para o desenho de pormenores e arte-finalizar.
- As costas começaram a dar sinais de dor a partir do meio-dia, altura em que decidi levantar-me mais vezes para não massacrar tanto a coluna. Ajudou! (e felizmente a cadeira este ano era infinitamente mais confortável que no ano anterior; outra coisa que também ajudou imenso foi a mesa de luz usada como apoio, que por ser inclinada/levantada permitiu uma posição de desenho mais confortável)
- Por volta das 16h30 terminei os esboços das 24 páginas e comecei de imediato a trabalhar nos detalhes e arte-final da 1ª página.
- Quando terminei a arte-final rápida da 1ª página e me preparava para passar para a 2ª, fiz uma pausa e foi nesse momento que decidi voltar à 1ª página e adicionar-lhe mais pormenores, desta forma colocando em causa a rapidez do processo. À medida que as horas iam passando e eu pouco ia avançando, arrependi-me um pouco da minha decisão, mas mantive-me no ‘caminho’, arte-finalizando as páginas com cuidado e sem grandes pressas (embora tentasse andar o mais rápido que conseguia).
- Eram 3h da manhã quando comecei a ficar indisposta, mas ignorei os sintomas, tentando sempre fazer mais, na esperança de pelo menos terminar a arte-final de 12 páginas.
- Às 5h, depois de finalizar a 11ª página de BD, consumida por enjoos, decidi ir dormitar uma hora, para ver se o meu corpo se acalmava.
- Às 6h15 levantei-me e tentei voltar ao trabalho, mas rapidamente percebi que não só os enjoos persistiam, como estavam cada vez piores. Teclei com o Rui Alex e expliquei-lhe a minha situação. Ele também estava adiantado, mas já começava a ficar cansado. Eram 6h30 quando decidimos terminar o desafio por ali. 21 Horas depois de começarmos.

Não foi uma decisão fácil, até porque detesto desistir tão perto do final, mas tentei desenhar e estive prestes a cair sobre a folha, não de cansaço (que este ano, felizmente, teria até conseguido manter-me acordada as 24h), mas com culpa dos enjoos. Sabem aquela sensação de vertigem acompanhada de náuseas? Foi isso e foi horrível. Na manhã seguinte ainda não estava muito melhor, mas pude analisar o trabalho final e fiquei mais … satisfeita (apesar de que teria gostado de completar as 24 páginas). Claro que entre todos estes momentos parei várias vezes para comer, esticar as pernas, fazer uns minutos na máquina de ginástica, etc.

E agora, se não estiverem à espera de nenhuma maravilha (que o meu talento não dá para mais), ficam aqui três páginas da BD, respectivamente pág. 1, 2 e 11, sem balões:
Pág. 1 - Com a escola de formato esquisito. Segundo painel tem o grupo quase todo. Estão a almoçar (no terraço), caso não seja perceptível. Nas últimas duas vinhetas temos a Rie e o Unkei (a comer).
Pág. 2 - Com a Rie a ser uma melga e a chatear toda a gente. Usei uma caneta diferente para as cenas que têm mais movimento e até gostei da experiência. Fica mais grosseiro, mas também se destaca mais (e não sei porquê mas parece mais ... limpo?).
Pág. 11 - Com o Unkei a visitar a terra dos sonhos, enquanto os miúdos jogam ferozmente na consola. Na segunda vinheta aparecem o Eisen e a Kaori.

Analisando de forma objectiva a minha prestação, posso dizer quais os “erros” que cometi nesta maratona e que tornaram impossível a vitória. A razão porque pus as aspas é simples: Todos (ou quase todos) os “erros” foram conscientes e daí que a partir de um certo momento, eu tenha-me convencido que ou apostava na qualidade ou na rapidez e tenha escolhido a qualidade. Fica aqui então a lista de “erros”:
- Demasiadas vinhetas por prancha (quadradinhos por página”. - Ou seja, em vez de seguir os meus próprios conselhos e tentar nunca fazer mais que 2-4 vinhetas por prancha, tive páginas em que fiz 6-7 vinhetas. Isto fez com que o processo fosse muito mais moroso;
- Demasiados diálogos. – Pode não parecer, mas quando se escreve os diálogos à mão, quantos mais se puser nas páginas, mais tempo se demora a completá-la.
- Demasiadas personagens. – Culpa de esta ser uma história que eu já ‘conheço’ e daí eu querer introduzir quase todas personagens de uma assentada. Em termos de história até consegui um equilíbrio muito curioso, mas em termos de desenho, ter de desenhar 10 personagens em cada vinheta durante não sei quantas páginas … é dose!
- Demasiados fundos não-familiares. – Eu nunca neguei que não tenho jeito nenhum para desenhar fundos, agora imaginem-me a ter que desenhar uma escola, dois dojos, uma casa velha, um aeroporto, um parque e um capo de futebol. Yup … eu não pensei muito bem na trabalheira que isto iria dar antes de me meter a mudar de cenário na BD.
- Demasiado cuidado com a arte-final (preencher os negros, fazer efeitos catitas, desenhar todas as pregas nas roupas, etc) – Isto é matar a rapidez.

Em suma, o que eu deveria ter feito para conseguir as 24 páginas:
- 2-4 vinhetas por prancha - Diálogos simbólicos e reduzidos
- 3-4 personagens centrais - Poucas mudanças de cenário e quando os há, escolher cenários não muito complexos, ou com os quais o desenhador já está familiarizado (em termos de desenho)
- Na arte-final, não perdurar nos detalhes. Simplificar, simplificar, simplificar! (de preferência usar só 1-2 canetas)

O mais curioso é que eu fiz isto tudo no primeiro ano (2008), com a BD “Much Too Late” e foi por isso que nesse ano consegui completar as 24 páginas. Mas claro, com isto a BD também perdeu um pouco de qualidade e em termos de história, digamos que não foi o meu momento mais brilhante (ou não tivesse a história sido pensada no momento).

Enfim, a "derrota" não é suficiente para me dissuadir de voltar a repetir a maratona no próximo ano (se tudo correr bem). Acho que é sempre uma experiência compensadora (mesmo quando se faz sozinho, mas sempre melhor quando se tem alguém para partilhar as vicissitudes do desafio).
Por último quero dizer que a BD que fiz neste 24 Hour Comics vai ficar disponível online, tal como aconteceu com os anteriores resultados do 24 Hour Comics: Much Too Late  e Garnath e a Bola de Cristal. No entanto, como nesta altura estou ocupada em terminar o Garnath e a Bola de Cristal, decidi apenas publicar este "Lobo & Dragão - Prólogo", quando terminar as 24 páginas do outro.
Ou seja, quando a última página de Garnath e a Bola de Cristal estiver online, começo a publicar novo webcomic. Segundo as minhas contas será no início de Janeiro do próximo ano. Parece muito tempo, mas passa num instante (especialmente para mim que tenho de trabalhar nas duas).

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Preparação para fazer o "24 Hour Comics" em casa

Como já aqui falei várias vezes, este sábado (dia 15) vou fazer o desafio 24 Hour Comics na companhia (virtual) do Rui Alex e da LadyEntropy.
Pois bem, dei-me conta recentemente que o dia 15 é exactamente o dia em que faz 7 anos que coloquei online a primeira página da BD "Avoiding Destiny", agora conhecida por "Lobo & Dragão", que entretanto foi descontinuada.
Daí que me pareça ser esta uma altura ideal para honrar e relembrar esse meu tão estimado projecto. Ou seja, amanhã, durante 24 horas, vou tentar desenhar 24 páginas de BD para o meu abandonado projecto "Lobo & Dragão".
Será uma parte da história nunca antes mostrada e uma espécie de prólogo para a história que eu pretendia um dia ter tempo de contar através da arte sequencial (BD). Se tudo correr como o esperado, poderá ser lida de forma independente, embora vá deixar o gostinho que ainda muito há para acontecer.
Esta será também uma forma de satisfazer um pouco os antigos 'fãs' se é que eles ainda andam por aí.

Agora vou falar um pouco das pequenas preparações que se podem fazer antes do 24 Hour Comics.
A ideia é que se faça a BD, desde a ideia à arte final, toda no espaço de 24 horas. Daí que, por norma, não seja possível nem ter um guião escrito com antecedência, nem as personagens desenhadas, mas no meu caso é um pouco diferente porque vou usar personagens que já tinha construído à muito e daí que tenha tentado praticar um pouco o desenho de algumas delas.
Abaixo fica um pouco do que fiz, mas aviso já que a ideia aqui não foi ser muito 'bonitinha', mas sim ser rápida. Estava já a treinar para o 24HC e daí que tenha até contabilizado o tempo que demorava em cada desenho, para perceber até que ponto podia adicionar detalhes ou tinha de ser o mais simples possível.
Resultado: Estou enferrujada!
Personagem usada para o 25 Esssential Expressions foi a Rie. Já tinha feito um outro meme de expressões exactamente para esta personagem. Podem ver aqui (está bastante melhor que esta tentativa mais recente e apressada)
Abaixo estão desenhos de personagens que fiz para me 'relembrar' das feições e das proporções dos principais neste 'prólogo'. Ignorem a falta de proporção porque estes homens estão super-desproporcionais. Gah!
Por ordem: Rie, Bunrakuken, Akiko e Unkei (são nomes japoneses).

Agora fica a lista de coisas que qualquer pessoa a fazer o 24 Hour Comics pode (e possivelmente, deve) preparar antes da 'hora', mas lembrem-se que isto se baseia na minha experiência e poderá divergir de pessoa para pessoa):
- Afiar os lápis e certificar-se de que tem aguça ao pé e borracha, e já agora, régua e esquadro também, caso decidam fazer as margens dessa forma e/ou fundos. Há quem decida fazer tudo em desenho livre. Consome bastante menos tempo, mas é uma decisão de cada um;
- Escolher entre 1 a 3 canetas (máximo) para usar na arte final. Mais do que isso seria desperdício de tempo e de energias. E claro, testar as canetas (ou aparos) e certificarem-se que têm tinta para durar;
- Preparar as 24 páginas e mais umas extras (para o caso de se mandar umas quantas para o lixo), podem também fazer já as margens exteriores nas folhas para facilitar a vida (vão ver que dá jeito). Este ano eu decidi trabalhar em folhas A3, dividindo-as a meio e assim posso ter uma página ao lado da outra, como se fosse mesmo um livro de BD. Daí que tenha feito Capa-Pág.1, Pág.2-Pág.3 e por aí adiante;
- Caso usem personagens com as quais já trabalharam anteriormente, tenham sempre à mão desenhos-referência dessas personagens e também dos locais que vão desenhar (mesmo que nunca tenham desenhado nada relativo à história, se já sabem de ante-mão que vão por exemplo localizar a história na cidade de Lisboa, podem preparar uma pasta só com imagens da cidade, etc);
- Arranjar uma cadeira confortável - Imperativo! O ano passado não terminei o desafio porque a minha cadeira era super-desconfortável e as minhas costas matavam-me, por isso não tentem trabalhar numa cadeira qualquer. Lembrem-se vão estar 24 horas ali sentados, vergados sobre folhas de papel;
- Limpar o espaço na secretária e deixá-la bem desimpedida para não acabar por embaraçar quando estamos nervosos a tentar terminar as 24 páginas;
- Ter snacks à mão e bebidas, muitas bebidas! Água sempre. Café, para quando chegar a madrugada. Para quem não gosta de café como eu, a situação fica mais preta. Tentem Coca-Cola (sem exageros), e leite com Tofina ou algo com um pouquito de cafeína, para despertar. Vão precisar;
- Peçam a alguém para vos fazer o almoço/jantar ou mandem vir comida de fora. Não vão ter tempo para cozinhar! Também podem preparar a comida no dia antes, congelar ou guardar no frigorífico e depois é só aquecer no microondas;
- Avisem as pessoas que moram convosco de que vão estar no quarto, mas incontactáveis todo o dia. Cá em casa já sabem que quando eu digo isso é porque vou fazer esta 'maluqueira' e nem fazem perguntas (já são três anos, afinal);
- Preparem uma banda sonora beeeeem longa, com músicas que gostem, mas também algumas mais mexidas para vos manterem acordados de noite. Cantar ao som da música também ajuda a não adormecer tão depressa. Não se esqueçam também de ter auscultadores porque à noite não vão poder estar com a música nas alturas;
- Não comecem o desafio às 24h, a menos que sejam daquelas pessoas que são noctívagas. Comecem de manhã, ás 8h ou 9h, que pelo menos até à 1h ou 2h da manhã ainda se aguentam sem descansar. Se começarem de noite vão sentir-se cansados muito mais depressa e daí não vão conseguir aproveitar as primeiras horas que são sempre as mais produtivas (depois do arranque inicial mais lento).

Durante:
- Se conseguirem, mal comece o desafio, planeiem logo as layouts para todas as páginas. Vai ajudar muito e vai poupar-vos a confusão de estarem a chegar às ultimas páginas e ainda terem quase tudo por resolver (falo por experiência);
- Levantem-se pelo menos uma vez por hora, para esticar as pernas e descansar as mãos/costas. Se tiverem uma máquina de ginástica, tentem andar nela 2/3 minutos. Ajuda muito e entretanto podem ir planeando as páginas seguintes (na cabeça). Só o acto de se levantarem para encherem o copo de chá, já ajuda a circulação e descansa olhos/dedos;
- Tentem não tirar muito mais que meia hora para cada refeição (almoço, jantar);
- Não devo precisar de lembrar, mas ... vão à casa-de-banho sempre que o corpo exigir. Dores de barriga não são companheiras do 24HC por isso não vale de nada apertar.
- Se sentirem que estão muito atrasados, tentem fazer pelo menos uma splash-page (aquelas vinhetas que ocupam duas páginas inteiras) e/ou uma página inteira só com uma vinheta. Claro que têm de ver se isso convém à história;
- Tentem adiantar-se o mais possível durante as primeiras 12 horas, porque quase de certeza que vão precisar descansar durante a madrugada e assim ao menos estão mais descansados.


Para finalizar, nada vos impede de pensarem na história antes do dia. Pensem! Delineiem na vossa cabeça exactamente o que querem que aconteça. Não podem escrever, mas podem organizar mentalmente. Noutra nota, também há quem já comece com a história delineada. Eu não acho que isso seja mau, bem pelo contrário. Mais do que isso já é esquecer o propósito do desafio, mas ter numa folha de papel as principais cenas, não só pode ser um bom auxiliador, como pode ajudar bastante a atenuar os nervos e confusão das primeiras duas horas.


Domingo faço um post a falar da experiência e, com sorte, terei 24 resultados finais para mostrar. :)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Incentivo 4

Mais um dia para publicar um antigo incentivo ao voto no TopWebcomics.
Podem ver as anteriores ilustrações aqui: um, dois, três.

Camill - incentive

A personagem aqui retratada chama-se Carisan e é uma alma. Não aparece na curta banda desenhada "Garnath e a Bola de Cristal", mas sim no romance (escrito por mim) "Alma" que inspirou a BD .
Podem ver uma outra ilustração desta personagem (mais madura), AQUI.

Se gostaram do webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", não se esqueçam de votar nele AQUI e assim poderão ver uma outra imagem. Há uma nova (pequena) imagem todas as terças-feiras (quando o webcomic é também actualizado).

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Garnath e a Bola de Cristal - Pág. 10

Esta semana a página de banda desenhada para o webcomic "Garnath e a Bola de Cristal" é um pouco mais singela, mas a ideia foi que a entrada da Ellaine (personagem retratada) fosse 'triunfal', por assim dizer.

Podem ver a nova página em Português ou em Inglês.

Alma,illustration

Não se esqueçam também de votar no TopWebcomics, de gostaram da BD.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Incentivo 3

Depois do primeiro e segundo incentivos ao voto no TopWebComics, aqui fica o terceiro:

Incentive 3
A personagem aqui retratada é a forma da alma de Camill (a rapariga grávida), que aparece no próprio webcomic "Garnath e a Bola de Cristal" várias vezes. Não vou entrar em detalhes sobre isto porque é parte integrante do romance que escrevi, mas basta dizer que, na minha história, a alma de cada pessoa muda de cor conforme as acções mais significativas de cada pessoa.
Podem ver também um outro desenho da Camill (forma humana), aqui.

Se gostaram do webcomic "Garnath e a Bola de Cristal", não se esqueçam de votar nele AQUI e assim poderão ver uma outra imagem. E não se esqueçam que há uma nova (pequena) imagem todas as terças-feiras.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Garnath e a Bola de Cristal - Pág. 09

Atrasada um dia, por puro esquecimento (e também porque ontem não vim ao meu computador), fica aqui a nova página de BD "Garnath e a Bola de Cristal".
Em português e em Inglês.

Alma,illustration

Não se esqueçam também de votar no TopWebcomics, de gostaram da BD.
Related Posts with Thumbnails