sexta-feira, 20 de março de 2009

Direitos - Copyright


Ultimamente tenho dado por mim a pensar em algo que me aflige um pouco. Numa era em que grande parte dos internautas tem um blog ou algo de semelhante, vemos muitas dessas blogs com posts acompanhados de imagens. Imagens essas que grande parte das vezes não pertencem aos internautas em questão. O mesmo se passa nos fóruns, em que para os avatars e signatures se usam imagens de ídolos ou outros, que raramente pertencem ao utilizador.

Quando se usam as chamadas imagens públicas (que não sei muito bem quem categoriza e escolhe essas ditas), tudo bem. São de domínio público e isso significa que qualquer um as pode usar sem pedir autorização. O problema é quando vejo imagens com Copyright a serem usadas descaradamente em tudo quanto é lado. Fotos, desenhos, ilustrações, já para não falar de textos que são plagiados sem uma menção sequer do criador. Isto é muito injusto para quem passa horas a trabalhar em algo.
O mal é que a grande maioria das pessoas ainda pensa que se uma imagem não tem o símbolo de Copyright ou algo semelhante, então significa que eles podem usá-la a seu belo prazer. ERRADO!
Mesmo que uma imagem não tenha qualquer menção a direitos ou copyright, NINGUÉM tem o direito de reutilizar a imagem sem consentimento do autor. Claro que se o autor dizer que deixa, aí a história é outra, mas quando não há provas disso então NÃO!

Eu não sou nenhuma artista de calibre, mas desde muito cedo que aprendi a deixar uma qualquer marca (marca de água, website, nome do artista) no meu trabalho, já para tentar me precaver deste tipo de situações. Mas mesmo assim há muita gente que ignora até este tipo de coisas.
Não quero com isso dizer que tenha descoberto alguém que usou os meus desenhos. Não sou assim tão boa, mas até pode ser que isto tenha acontecido ou venha a acontecer. O problema é que já vi coisas muito descaradas.
Uma coisa é usar uma imagem para pôr na blog, prontos isso perdoa-se (mas não se consentes sem autorização). Outra, completamente diferente, é usar o trabalho de alguém, levar a uma agência de publicidade e pedir para fazerem um enorme placard com essa imagem em publicidade à sua empresa.
NÃO ESTOU A BRINCAR! Eu mesma vi isto aqui em Portugal!
Eu conhecia o trabalho do excelente artista, através do Deviantart. Ele faz ilustrações lindas que quase parecem fotos (hiper-realismo). Aquilo dá um trabalho dos diabos e ele até coloca marca-de-água para que saibam que aquilo é dele. Mas nem isso! Nem isso chegou. Os marmanjos pegaram naquilo e sem o mínimo consentimento usaram para publicitar a sua loja de roupa. QUE LATA!
Eu estava de passagem (e não pensem que vi mal porque se via perfeitamente a marca-de-água) e não pude parar para alertar o gerente que aquilo era proibido, mas enviei um email à artista e avisei-a. O problema é que a loja nem tem website (que eu conheça) e assim ela nem pode reclamar com eles.
Isto, meus amigos, é INACEITÁVEL! É não ter respeito nenhum pelo trabalho dos outros.
Mesmo que fosse uma foto (porque até parece) aquele era o trabalho de alguém e não podem fazer dele o que bem entenderem.
Este é um dos grandes problemas da internet. As pessoas pensam que tudo o que anda na web é para se usar e abusar. NÃO! Leiam bem este NÃO! Há que respeitar o trabalho dos outros. Se eu (e os outros) mostram e expõem o seu trabalho (suor e lágrimas) é porque que querem ouvir conselhos, críticas, serem reconhecidos, ganhar fama, ou outra coisa qualquer, mas certamente não é para lhes roubarem os trabalhos, usarem a seu belo prazer ou pior, dizerem que é seu quando não é (há muito disto, pelos vistos).

Por isso lembrem-se ... respeitem os outros como gostariam que vos respeitassem. Vocês também não gostariam que usassem os vossos trabalhos para fins que não os que vocês definissem.

"Respeitinho é bom e eu gosto!" Tenho dito!

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que dizes. Eu própria uso imagens de outros para colocar no meu blog, mas tive o cuidado de criar uma nota pública que explica que asimagens não são minhas e que pertencem a outros autores.
beijinho,
Maria

Ana C. Nunes disse...

Maria Miranda,
E no final fazer isso não dá assim tanto trabalho.

Gastão de Brito e Silva disse...

Viva, Ana... a internet é um "pau de dois bicos"... sem ela não mostramos o nosso trabalho, nem tão pouco "existimos", ao usarmos este espaço, corremos sempre o risco de sermos usurpados nos nossos direitos de autor.


A solução é expor as nossas habilidades em muito baixa resolução...

Com LUZ e boa disposição...

G;-)~

Ana C. Nunes disse...

Gastão, concordo, mas se houvesse mais informação, talvez as coisas corressem melhor. A internet não é desculpa para desrespeitar o trabalho dos outros. :)

Obrigada pelo comentário.

Related Posts with Thumbnails