domingo, 28 de março de 2010

Workshop Cinema de Animação - Dia 1

Neste sábado, dia 27 de Março, teve lugar o primeiro workshop realizado no âmbito da 6ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos: o workshop de Cinema de Animação.
Confesso que não sabia muito bem o que esperar deste workshop, mas assim que começou foi-nos explicado, pelo Prof. Artur Durão (que apresentou o workshop) que iríamos focar-nos no estilo stop-motion.

De manhã assistimos a algumas curtas dentro do estilo, entre os quais: Jan Svankmajer, Bill Clympton e os Quay Brothers.
Ainda durante a manhã fomos divididos em dois grupos, um trabalhava em plasticina e o outro em desenho, todos com exercícios sobre a "bola" e o efeito da gravidade. Eu estive no grupo que começou pelo desenho, e simulei o atirar de uma bola a um cesto de basquetebol, só que aparentemente fiz frames a menos porque aquilo ficou muito rápido, mas ainda assim foi divertidos.

Já de tarde, trocamos de papéis e passamos nós para a plasticina, fazendo o mesmo exercício da bola, mas dessa vez recorremos ao encontro de duas, de tamanhos diferentes, que depois se desfaziam com o impacto.
Em seguida prosseguimos para algo mais elaborado: pensamos uma pequena história, criamos as personagens em plasticina e depois passamos à acção. A história era básica: um príncipe homem seguia pelo alto mar no seu barco, mas é atirado borda fora por uma onda enorme. No fundo do mar é atacado por um tubarão esfomeado, mas uma sereia aparece para salvá-lo e os dois apaixonam-se, entretanto o tubarão leva com um ovo estrelado em cima da cabeça e acaba de barriga cheia (não brinco!). E prontos, basicamente é isso.
Posso dizer que o trabalho ficou fabuloso, apenas tendo um final um pouco apreçado, mas foi um trabalho de grupo fantástico e deixou-nos de boca aberta. Foi  muito giro!
Entretanto o outro grupo fez um pequeno filme stop-motion com fotografias de pessoas e movimentos. Também ficou muito bom e divertido.


Para já não tenho nada para mostrar, porque só terei os ficheiro no fim do workshop, mas se puder, depois colocarei aqui alguns dos vídeos (pelo menos o que fiz sozinha).

Para a semana vamos começar a trabalhar em algo mais elaborado.

Amanhã começa o workshop de fotografia, e só espero que seja tão ou mais divertido que este. Até lá, então.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails