segunda-feira, 29 de março de 2010

Workshop Fotografia - Dia 1

Hoje começou o Workshop de Fotografia realizado no âmbito da 6ª Mostra de Arte Jovem de Barcelos, desta vez leccionado pelo fotógrafo Luís Miguel.
Nunca tinha pegado numa máquina fotográfica profissional, por isso imaginem a minha felicidade (semi-contida) quando peguei em duas diferentes. XD
Estivemos, primeiro, a falar um pouco sobre o que era a fotografia, quando tinha surgido e sobre as máquinas que cada uma tinha. Depois passamos para a prática, com o formador a ajudar-nos a montar o estúdio, com os focos, os fundos (branco, preto, laranja e azul), os guarda-chuvas, digo, reflectores de luz, e claro, as máquinas e lentes que o formador cedeu.

Começamos com o fundo branco, um foco ligado e dois reflectores (um de cada lado), à vez, cada um foi tirando fotos e/ou servindo de modelo para fotos de rosto. Depois trocamos de máquina, para uma macro, onde demos uso às potencialidades desta, com detalhes de rosto. Entretanto o formador ia dando-nos informações sobre como manobrar a máquina, o fotómetro, como adequar o ISO, o diafragma e a velocidade da captura, entre outros (confesso que não fiquei totalmente esclarecida, mas com a prática hei-de chegar lá).
De tarde só lá pude estar por uma hora (por causa do trabalho), mas tive tempo de auxiliar na sessão fotográfica de outras colegas, servir de modelo XD e ainda tirar meia dúzia de fotos, antes de ter de me escapar de volta ao trabalho. Foi giro porque mudamos o fundo para laranja, colocamos um foco por trás de mim e assim as fotos ficaram com uma aura muito gira. Ainda não vi as fotos, mas de certo que o efeito ficou bem (se bem que a modelo não é lá grande coisa XD).
Amanhã vou tentar moldar o meu horário porque gostava de não perder mais tempo de workshop, já que é tão curtinho.
Foi uma primeira aula inspiradora, embora eu não goste muito de retratos, prefiro paisagens.
E isto só serviu para eu ficar ainda com mais vontade de comprar uma máquina fotográfica semi-profissional. Quero tanto!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails