quinta-feira, 22 de julho de 2010

Festa da Juventude 2010 (1)

Ontem, como tinha já falado, estive entre as 22h e as 24h na Avenida da Liberdade em Barcelos, a fazer parte do atelier de artes plásticas da Festa da Juventude 2010, organizada pela Casa da Juventude de Barcelos.
Confesso que este tipo de eventos me deixam um pouco nervosa e a imaginação não vem quando estou sentada a uma mesa com dezenas de pessoas a passarem à minha volta (mesmo quando nenhuma está a olhar especificamente para mim).
A primeira coisa que notei foi a diferença em relação ao ano anterior, em que quando lá estive só estava outra pintora comigo. Este ano estavam lá mais quatro artistas, e tanto quanto sei há horas em que chegam a estar 8 ao mesmo tempo, o que é excelente!
Conhecia duas meninas que lá estava, a Carla e a Leonor, que além de já terem participado em Workshops onde eu também participei, estiveram nas aulas do pintor António Cunha, enquanto eu também lá andei (depois por força maior grande parte do grupo deixou de ir às sessões).
Todos estavam a pintar, à excepção de mim, que, como tinha pouco tempo para lá estar, decidi apenas desenhar (e também como tive de ir a pé, não ia andar com cavalete, tela, tintas e pincéis atrás de mim ao longo de quase dois quilómetros).
Enfim, como a inspiração falhou, acabei por desenhar o que me veio à cabeça e aqui ficam os resultados:
Enquanto desenhava este desenho (acima) estava lá um rapaz muito simpático (ainda há crianças bem educadas) que elogiou muito este desenho. XD Estivemos um pouco a falar porque ele disse que gostava de desenhar, mas que não tinha muito jeito. Disse-lhe que a prática faz o mestre e repeti o mesmo aos pais, porque não sei se era o caso, mas há muitos pais que não incentivam as artes criativas nas crianças.
Ainda durante este desenho apareceu lá uma menina, acompanhada da mãe e dos irmãos, que quis desenhar e eu lá lhe dei papel e deixei-a usar os meus lápis. Tão querida!

Gosto muito do desenho da esquerda e convém notar que ambos desenhos foram feitos directamente com canetas/marcadores, sem o uso do lápis. Sempre gostei de fazer este tipo de exercício, mas como se pode ver, umas vezes sai bem (esquerda) e outras vezes sai mal (direita), Bem, ao menos não é dos piores que já fiz.

Este último conjunto que fiz foi primeiro desenhado com um lápis azul, e depois delineado com um lápis grafite preto (cinza?). à excepção do de baixo que ficou mesmo só a azul (adoro a cor azul).

Para além destes desenhos eu bem tentei começar a trabalhar no desenho de personagens para o projecto Heroína (alguns já estão feitos, mas a maioria não), só que não me estava a sair muito bem e acabei por deixar o desenho a meio e passar para outras bandas (vê-se que não deu lá muito bom resultado.
Veremos se na sexta-feira as coisas correm um pouco melhor.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails