terça-feira, 6 de setembro de 2011

24 Hour Comics 2011 (Proposta)

Este ano o dia escolhido para o 24 Hour Comics oficial foi o dia 1 de Outubro.
Para quem não conhece, o 24 Hour Comics consiste em fazer uma banda desenhada de 24 páginas, em 24 horas. Isto significa que não podem etr feito nada para a BD antes de o evento começar e depois de 24h o relógio pára e com ele o trabalho.
Quem segue este blog há algum tempo, sabe que eu partcipei em 2008 e em 20010. No primeiro ano completei o desafio até ao fim, mas já em 2010, fiquei um pouco áquem das expectativas, ainda assim terminando +18 páginas e deixando as restantes 6 num estado de planeamento razoável.
Gostei de ambas as experiências, daí que pretenda repetir este ano. E é disso que vos venho aqui falar hoje.
Sendo que o 1 de Setembro (data oficial do evento) coincide com a realização do IberAnime no Porto (o único evento do género que queria visitar, por ser perto da minha terra), eu decidi "transportar" o evento para outro fim-de-semana.
A verdade é que o Dia oficial para o 24 Hour Comics é o declarado pelo site (neste ano calhou a 1 de Outubro), mas o desafio 24 Hour Comics pode (e deve) ser feito numa outra qualquer altura do ano, à descrição de cada participante.
Assim, eu e o Rui Alex estamos a ponderar fazê-lo num fim-de-semana que não esse (aberto a sugestões). Convém ser ao sábado pois começa às 9h e acaba às 9h do dia seguinte, daí não dar para ser ao domingo. E gostávamos de saber se alguém mais estaria interessado em fazer isto numa espécie de evento online,onde manteríamos contacto (e o ânimo) através do MSN (ou Skype) e também através da construção de um blog colectivo, onde cada um pudesse partilhar o seu progresso (caso assim o desejasse).
Penso que seria uma experiência muito interessante, para mim e para os que aceitassem o desafio.
Como disse, a data está em aberto, embora eu possa adiantar que tem de ser em Setembro ou em Outubro (Novembro está fora de questão, por causa do NaNoWriMo).
Este desafio está aberto a amadores e profissionais de igual modo. Não há prémios (além de ficarem com o vosso trabalho feito e a sensação de terem feito algo especial) e não há 'pressão'. Os que conseguem completar 24 páginas são tão vencedores como aqueles que se esforçam ao máximo, mas por uma ou outra razão não conseguem fazer as 24 páginas de BD em 24 horas.
Não vou mentir e dizer que é algo que se possa fazer de ânimo leve. Tem mesmo de se ter gosto pelo que estamos a fazer, mas por experiência própria posso dizer que é algo de surreal. Chegar ao fim de um dia inteiro e saber que se deu o máximo e que isso deu frutos, é algo extraordinário. Mesmo quando não completamos o desafio! (como já aconteceu comigo)
É uma experiência diferente de cada vez que se faz, pois vamos sempre aprendendo coisas e esquecendo outras (que se calhar não devíamos), mas no fundo é algo que vale a pena, para quem ouse desafiar-se a este ponto.

Para os interessados, este ano a NCreatures (em Lisboa) irá organizar um 24 Hour Comics para quem quiser participar. Se forem de Lisboa ou arredores, aproveitem, porque fazer isto na companhia de outras pessoas deve ser uma experiência muito diferente e aliciante.

Olalá! Ao que parece, a NCreatures também está a planear fazer um 24 Hour Comics no Norte, mais propriamente no Porto, mas ainda não encontraram um local que se disponibilize para o evento (Porque é que ninguém no Porto/Braga organiza uma coisa destas? Mundo Fantasma? Lobo Mau? Centésima Página?) Por isso ainda não revelaram datas, mas se isto chegar mesmo a acontecer, é uma boa alternativa ao que sugeri acima. Ainda assim, caso haja interessados em fazer online (assim dá para pessoas de todo o país) e como não há confirmação da parte da NCreatures, podemos avançar com a minha (e do Rui Alex) proposta.
Quem alinha? (em qualquer das vertentes)

Existe já um Survival Kit (kit de sobrevivência) para quem quiser participar no evento. Podem fazer o dowload aqui.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails