segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Um esboço de 2007

Ontem estava à procura de um caderno sem linhas com poucas folhas de sobra (para dar a uma criança para desenhar) e durante a busca encontrei este esboço de Agosto de 2007:
É um esboço da Rie, protagonista do Lobo & Dragão, mas nem é bem por já ter 4 anos que o pus aqui e sim porque ao vê-lo me dei-me conta do quanto NÃO evolui nos últimos anos.
Ao olhar para este esboço, noto muito poucas diferenças quanto ao meu estilo actual e tendo em conta que este já tem 4 anos. isso diz muito sobre a minha falta de evolução artística nesse espaço de tempo. Por um lado poderia significar que encontrei o 'meu' estilo e se assim fosse não era mau, mas a verdade é que e não sinto que encontrei o 'meu' estilo e por isso vejo esta falta de evolução como apenas isso mesmo. FALTA.
Claro que pequenos detalhes sei que não se mantém os mesmos, mas no geral é assim que desenho hoje em dia e de certa forma isso não me deixa triste quanto ao meu estilo, mas faz-me relembrar que se eu tivesse a possibilidade de treinar mais, podia já ter chegado um pouco mais longe.
No entanto também foi curioso encontrar um esboço de há quatro anos atrás, que se pareça tanto com algo que eu desenharia hoje. Acho que naquela altura raramente fazia desenhos assim e ainda hoje luto para decidir exactamente qual o meu 'estilo'. Talvez um dia eu o encontre (ou ele me encontre a mim).

3 comentários:

rui alex disse...

Reconheço nesse esboço muito do teu estilo actual.
Eu pensei que já tinhas encontrado o teu estilo :) É já atractivo e expressivo. E distingue-se como teu, nao preciso de espreitar a assinatura ;)

Podemos sempre evoluir, e se eu posso dar umas sugestões, uma coisa que podes experimentar fazer e que resulta um pouco comigo é "copiar" estilos variados dos artistas que gostas e sejam bastantes diferentes do teu. Espreitar franco-belga, fumetti e assim. Acho que safas bem em desenhar em outros estilos como se vê na série "Retratos de Natal".
Entretanto quando desenhares com o teu estilo vais incorporar inconscientemente muitos elementos dos outros estilos e quando reparares que esses elementos estranhos tornam-no mais interessante dar-te-á um "clic", vais ver.
outra coisa que podes fazer, não sei se já conheces, é desenhar uma cena de rua (fachadas, pessoas sentadas) em tempo muito limitado, tipo 5 min. A ideia não é desenhar bonito (é, é estranho) mas desenhar o máximo de informação visual em 5, 10 min.
Nunca experimentei mas já li que é uma forte ferramenta, talvez obriga-nos a entrar em conflito com o nosso estilo, suponho

Ana C. Nunes disse...

Rui,
Obrigada pelas dicas, que são realmente boas. O problema no entanto mantém-se o mesmo ... falta de dispensabilidade. :(
Ainda assim fico contente por de certa forma ter encontrado um certo equilíbrio de estilo na minha pouca experiência. Tu sim já tens um bom estilo. :)

rui alex disse...

obrigado, Ana :)
mas tambem estou um pouco como tu, ainda ando à procura do meu estilo, eheh

Related Posts with Thumbnails