sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Os 6 anos dos Estúdios DreamGazer

Faz hoje 6 anos que abri pela primeira vez as portas ao site DreamGazer Studios. Originalmente, este site era o local onde eu e a Natacha (Salgueiro) publicávamos várias bandas desenhadas virtuais (webcomics) e os primeiros a verem a luz do dia foram:
- Que sorte a minha (na altura chamado de Pure Bad Luck);
- Vermelho Sangue (na altura conhecido por Each and their choices).
E foram estes dois projectos que catapultaram o que eu almejava que tivesse sido uma longa e produtiva "carreira" no mundo dos webcomics. E se coloquei o "carreira" entre aspas foi porque nunca me iludi a pensar que ganharia dinheiro com isso. Fazia-o por gosto e consegui convencer a Natacha a entrar no esquema também.
As coisas correram bastante bem nos primeiros meses, até porque tínhamos já algum material adiantado e ao fim de menos de dois meses, eu estava já a trabalhar em mais dois webcomics (Alma e Lobo & Dragão (na altura conhecido como Avoiding Destiny)). Escusado será dizer que ao fim de alguns meses percebi que não conseguiu desenhar três bandas desenhadas com regularidade e ainda por cima escrever uma quarta e fazer a balonagem da mesma (Que sorte a minha).
Comecei a falhar com as actualizações e aos poucos deixei, pura e simplesmente, de actualizar com páginas de BD fresquinhas.
A Natacha também perdeu a força inicial e como eu não gostava de estar sempre a chateá-la e ela detestava quando eu a chateava, acabamos por também terminar o projecto que tínhamos em conjunto (Que sorte a minha) e nem a BD a solo que ela estava a fazer (Caligo) conseguiu passar de umas poucas páginas.
E durante uns meses os Estúdios pararam!
Mais tarde, a Natacha e eu decidimos experimentar de novo, mas dessa feita, na imprensa nacional. Sondamos alguns jornais locais e o Barcelos Popular aceitou publicar o Que Sorte a minha. Uma publicação que correu entre Fevereiro de 2006 e Julho de 2007, arrecadando umas espantosas 165 páginas que eu depois comecei a colocar online em inglês para os fãs que nós já tínhamos arrecadado nos anos anteriores.
Nesse espaço de tempo não houve espaço para mais nada pois ambas estudávamos/trabalhávamos e tínhamos de preparar duas páginas a cores por semana. Foi uma altura muito compensatória e que nos abriu vários horizontes.
Depois, em Agosto 2007 tentei a minha sorte com algo diferente. Um projecto que envolvia ilustração e escrita. Era o V.I.D.A. Durou um ou dois meses, até que senti que o rumo da história não estava interessante e cortei o mal pela raiz, decidindo que aquele projecto seria antes passado a uma novela (escrita).
Desde aí escrevi e ilustrei duas BDs muito curtas (Um dia alguém lhe disse e Sonhos e Mudanças) e comecei também a trabalhar numa outra BD (Heroína).

Em suma, os Estúdios DreamGazer são um projecto praticamente falhado, que só deu fruto a um grande projecto e dois projectos pequenitos. Ainda assim, não me arrependo de um só dia ou de um só minuto que tenha dedicado a ele. E guardo, bem no fundo do meu coração, a esperança de um dia poder regressar ao mundo da banda desenhada e dos webcomics, mas neste momento sei que não vou fazê-lo nos próximos tempos por razões pessoais e de convergência de vários factores (a escrita riativa sendo a maior delas).
Ainda assim tenho tentado manter o Livejournal activo (só publico coisas que também coloco aqui, mas selecciono apenas o que tenha a ver com os projectos do DreamGazer Studios).

O futuro dirá se os Estúdios DreamGazer voltarão em força ou não. No que me diz respeito, sei que gostaria que tal acontecesse.

P.S.: Vou hoje colocar aqui umas ilustrações que fiz a pensar no 6º aniversário, mas que acabaram por não ter muito a ver. XD

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails