quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Processo: Heroina 2 Capa

Acchei que poderia ser interessante, ou pelo menos engraçado, mostrar-vos alguns das etapas de criação de certas ilustrações. A primeira será a Capa para a Heroína 2: "A Heroína e o Vilão".
Não darei muitos detalhes, porque durante o processo não estava a pensar que iria fazer esta exposição, mas é um começo.

1. Fiz um pequeno estudo, muito rudimentar, sobre o que queria que fosse a capa. Como poderão ver no final, até ficou bastante aproximado ao que desejava desde o início. Isto porque já tinha uma ideia mais ou menos clara da linha que queria seguir para toda a saga da Heroína, e isso ajudou. Muitas vezes tenho de experimentar várias alternativas antes de chegar a uma que me deixe satisfeita.
2. Decidida que estava a pose geral e o posicionamento dos elementos, passei à fase de esboço. Aqui talvez não dê para perceber mas eu apaguei várias vezes os esboços, para começar de novo. Neste caso, confesso que a parte mais difícil foram as pantufas. Tive de as redesenhar pelo menos meia dúzia de vezes e, mesmo assim, não fiquei satisfeita.
3. Depois de finalizar o esboço, usei a minha mesa de luz (LightTracer 2), uma nova folha de papel, e passei à arte-final. Neste caso não apliquei muitas sombras com as canetas, por saber que a grande parte do trabalho estaria nos retoques digitais, mas ainda assim apliquei alguns sombreados de profundidade que me pareceram indispensáveis. Usei maioritariamente canetas Sakura Micron, desde 005 a 008.
4. Terminada a arte-final, digitalizei o trabalho e passei para o Photoshop. Comecei por estudar o posicionamento da figura na capa, e decidi girá-la um pouco mais para a direita, pondo-a quase horizontal. Mais aproximada ao esboço inicial do estudo da capa. Apaguei também os planetas em volta da figura, já que achei que ficariam melhor se fossem completamente digitais. Depois disso apliquei as cores-base, indo repescar o tons de pele e cabelo que já tinha utilizado em ilustrações anteriores. A escolha da cor da roupa, foi feita com base nas cores mais esbatidas do resto da figura. Achei que fazia falta algo que se destacasse.
5. Depois das cores-base, foi tempo de aplicar sombras e também o tom degradé dos cabelos da personagem. Normalmente não faço isso com nenhuma ilustração, mas no caso desta história em particular, o degradé faz parte da própria personagem.
Neste caso escolhi cores de sombra com base nos tons base e apliquei usando camadas sobrepostas. No caso do cabelo a camada (layer) ficou em modo Overlay, para se adaptar ao degradé.
6. Aplicando mais algumas sombras desaturadas, para equilibrar as cores fortes utilizadas, passei depois à construção dos planetas, usando como base o desenho que fiz no início e aplicando cores que retirei de imagens( retiradas na internet) que mostravam os planetas em questão.
7. Repesquei o mesmo fundo que tinha usado na primeira capa e apliquei-o atrás das cores já aplicadas na personagem e nos planetas. Esta foi uma decisão pensada, e não feita por preguiça. A minha intenção era clara desde o princípio: manter o mesmo fundo (como podem ler na primeira imagem, a dos esboço rudimentar).
8. Apliquei, por cima de todas as outras camadas, uma de cor azul-escura para dar uma cor nocturna que se adequa À história em questão. Adicionei também luz aos planetas, para lhes dar um formato vidrado. Esta aplicação foi feita numa camada por cima da escura, para que a luz se sobressaísse.
9. Apliquei os mesmos raios de luz que existiam na capa anterior, mais uma vez esta decisão foi propositada. Adicionei ainda pontos de luz no cabelo e pele da personagem, que seriam um reflexo da luz do sol vidrado. Pus estas luzes mais fortes do que seria 'real' para que a figura não fosse tão obscurecida.
10. Terminada a pintura digital, adicionei o texto, tentando mantê-lo uniformizado com o que havia sido usado na capa do primeiro volume: "A Heroína e o Guerreiro".

Espero que tenham gostado deste momento diferente.
Brevemente "A Heroína e o Vilão" estará disponível para leitura.

1 comentário:

rui alex disse...

Curto sempre espreitar os bastidores dos artistas e gostei muito desta partilha!

Related Posts with Thumbnails